Estátua do Papa Pio X está a ser restaurada no Santuário da Penha

 

Está a ser restaurada a imponente estátua representativa do Papa Pio X que se encontra no interior do Santuário da Penha. O trabalho está a cargo do técnico de restauro Leonel Costa e decorre ao vivo no interior daquela igreja.

"No ano passado, o carrilhão foi alvo de conservação e esta intervenção prossegue a acção contínua de preservação do nosso património", justificou o Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, ao sublinhar que o estado de degradação da obra de arte de grandes dimensões determinou o seu restauro.

"Temos o Pio IX na plataforma conhecido pelo "dogma de Maria" e o Pio X apelidado de "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V e está aqui representado porque estamos num Santuário Eucarístico e Mariano", acrescentou Roriz Mendes, ao dar conta de mais um investimento da preservação da herança patrimonial valiosa, após a conclusão do restauro da galeria de beneméritos e benfeitores.

O responsável destacou ainda a atenção que tem sido dedicada à facilitação da compreensão dos diferentes atractivos da montanha, com recurso às novas tecnologias, tendo sido afixados QRcode para tornar a experiência da visita mais completa. "É uma política de adaptação aos sinais do tempo, porque notamos que somos cada vez mais procurados, o que representa uma exigência maior porque somos responsáveis pela gestão daquele parque natural", salientou, ao revelando que neste início de primavera será efetuada mais "uma acção de purificação das árvores, porque é neste período que se consegue perceber quais são os ramos mortos e aqueles que têm a força da vida". "Vamos fazer uma poda das árvores para apurar ainda mais o ambiente excepcional e único que, nesta altura do ano, dia após dia, a partir da Cidade é possível acompanhar as nuances do mar de verdura que brevemente cobrirá a montanha", acrescentou, desafiando a uma visita pelos trilhos pedonais existentes na cumieira do ponto mais alto do Concelho.

Marcações: Santuário da Penha

Imprimir Email