Último dia para responder ao inquérito dos Censos 2021

Esta segunda-feira, é o último dia para responder ao inquérito dos Censos 2021, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter prolongado o prazo de entrega, que anteriormente era até 3 de maio.

Em comunicado, o organismo revelou que “até ao final do mês, os alojamentos que ainda não responderam vão receber um aviso de contacto ou a visita do recenseador a lembrar a necessidade de resposta aos Censos”.
Se não conseguir aceder ao questionário, pode telefonar, aguardar a visita do recenseador ou contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência. Se não responder ou der informações falsas, arrisca uma multa, que varia entre 500 e 50 mil euros. No caso das pessoas coletivas, as coimas oscilam entre 250 e 25 mil euros.

Realizados a cada 10 anos, há mais de 150 anos, os Censos 2021 ganharam, este ano, um novo formato, devido à pandemia. Entre outras medidas, especialmente definidas no plano de contingência, destaca-se a opção da resposta eletrónica e a possibilidade de se responder telefonicamente, em alguns casos.

Marcações: Censos 2021, inquérito

Imprimir Email