Profissionais trocam experiências em Guimarães sobre boas práticas de intervenção junto de famílias multidesafiadas

Está a decorrer em Guimarães o seminário «Família em Foco - As boas práticas de intervenção dos CAFAP junto de famílias multidesafiadas», organizado pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Centro Juvenil de São José. Os trabalhos decorrem no Centro Cultural de Vila Flor.

Na cerimónia de abertura, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Juvenil de São José, Fernando Xavier, salientou a necessidade de "partilhar experiências e boas práticas de trabalho junto das famílias", aprofundando conhecimentos numa temática que esteve na origem da fundação da Instituição há 104 anos.

O dirigente justificou a importância de acompanhar "a evolução" com uma intervenção adequada às diferentes respostas sociais. "Parece um contrassenso, nós que temos uma casa de acolhimento residencial de crianças, estamos a fazer tudo para que elas não saiam da casa dos seus pais", observou, ao frisar a mudança registada nas últimas décadas naquela valência da Instituição. "Este seminário tem como objectivo a apresentação da intervenção dos CAFAP junto das famílias multidesafiadas, com crianças e jovens de risco psicossocial, pretendendo ser um espaço de reflexão, actualização e partilha de boas práticas entre os profissionais e instituições da área", realçou Fernando Xavier.

O Director do Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Braga, João Ferreira, considerou "o reconhecido interesse" do seminário para todos os profissionais e entidades que constituem a "rede solidária de serviços e que cooperam na construção de uma outra cultura de compromisso e responsabilidade social para com as famílias e para uma sociedade mais justa, solidária e desenvolvida e que assume como condição essencial na defesa dos interesses e dos direitos das crianças".

Referindo-se à criação dos CAFAP, João Ferreira sustentou que esta resposta social direcciona "o focus da actuação para a célula familiar, assegura um importante recurso e uma nova escala de medida para se avaliar as suas verdadeiras necessidades, colocando a família no centro de outros investimentos e no cerne de toda a investigação-acção necessária à produção de uma verdadeira mudança social em linha com uma infância e juventude mais feliz, realizada e promissora. A preservação familiar, o ponto de encontro familiar ou da reunificação familiar foram as modalidades da acção apontadas pelo responsável, defendendo uma cultura de responsabilidade, participada e amplamente defendida e valorizada. "Sem responsabilidade não haverá um verdadeiro envolvimento, e sem um envolvimento firme não se superam as habituais dificuldades, nem se alcançam os cenários de mudança que se aguardam no sistema de protecção", disse. "Estarei eu a ser responsável? Estarei eu a dar o meu melhor? Estarei eu a cumprir a missão que me é confiada?", foram questões lançadas por João Ferreira, considerando que a iniciativa proporcionará o aprofundamento da necessária reflexão.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Guimarães sublinhou a “partilha de experiências”, congratulando-se com a presença no seminário de profissionais oriundos de diferentes pontos do País. “O conhecimento científico é fundamental para sustentar melhor as decisões, independentemente da área de intervenção. Com a participação de investigadores, este seminário vai muito além da partilha de boas práticas das instituições, na construção do caminho para o bem-estar e a felicidade das crianças”, afirmou Domingos Bragança, assinalando que Guimarães ostenta o estatuto de “Cidade Amiga da Criança”, atribuído pela UNICEF, título obtido em resultado de uma acção transversal que envolve a Autarquia, escolas, associações, instituições e as pessoas.

Nesta quinta-feira, os trabalhos começaram com a exibição de um vídeo «Para nós, a Família é Amor» e contaram com as conferências: "Quando as famílias nos mudam e como mudam as famílias", por Ana Teixeira de Melo, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, "Trabalhar com crianças e famílias - contribuições do Modelo Touchpoints", por Maria Raúl Lobo Xavier, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto; "Caminhar em Família: um programa de competências parentais durante o acolhimento e a reunificação familiar", por Ana Tomás de Almeida, do Instituto da Educação da Universidade do Minho; "Promover a parentalidade positiva - um sistema TRiple P", por Isabel Macedo Pinto, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; e "Programa For2Parents: Pais em conflito coparental", por Judite Peixoto, investigadora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Os trabalhos do seminário continuam amanhã.

No próximo dia 10 de Dezembro será inaugurada a sede CAFAP do Centro Juvenil de São José, pelas 18h00.

Marcações: Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centro Juvenil de São José

Imprimir Email