Centro Juvenil de S. José acolhe «oficina de afectos» para apoio familiar e acompanhamento parental

O Centro Juvenil de S. José iniciou as comemorações dos seus 104 anos de existência, esta sexta-feira, com a apresentação da valência do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP). Trata-se de uma resposta social que vem suprimir uma lacuna existente no concelho de Guimarães.

Na sessão de apresentação, no Palácio de Vila Flor, o Director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social indicou que a equipa do (CAFAP) vai desenvolver um trabalho partilhado e dinâmico com outros parceiros sociais, como a Associação para o Desenvolvimento Comunidades Locais, a Associação Famílias, em Braga, o Centro Social e Paroquial de Arcozelo e a Associação Mundos de Vida, em Famalicão. João Ferreira salientou a importância das intervenções serem integradas, desafiando a equipa do CAFAP a fazer desta resposta social "uma oficina de afectos".

Para o Centro Juvenil de S. José, esta nova valência vem corresponder à necessidade da instituição adaptar-se às exigências da sociedade. Fernando Xavier, Presidente da Direção, lembrou que há 50 anos quando foi dirigente, a instituição acolhia uma centena de alunos e actualmente são apenas 16.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, vincou o apoio da Autarquia no desenvolvimento deste projecto que garante uma resposta especializada em Guimarães.

O CAFAP é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

Esta valência vai acompanhar 80 famílias em risco psicossocial e suas crianças/jovens em situação de risco/perigo, ao nível de apoio familiar e aconselhamento parental, oriundas de todas as freguesias do concelho de Guimarães.
Integra três modalidades de intervenção: preservação familiar, reunificação familiar e ponto de encontro familiar.

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição de 27 de Março do jornal O Comércio de Guimarães.

Marcações: Centro Juvenil de S.José, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, CAFAP

Imprimir Email