Guimarães quer combater sedentarismo e promover actividade física com projecto pioneiro

Guimarães vai elaborar um plano para combater o sedentarismo e aumentar o número de praticantes de actividade física.
O projecto é promovido, conjuntamnente, pela Câmara Municipal de Guimarães e a Cooperativa Tempo Livre, sendo liderado pelo recém criado Centro de Estudos do Desporto.

No âmbito da iniciativa, foi constituído um Conselho Consultivo que reúne representantes de diversas entidades de várias áreas, nomeadamente educação, saúde, acção social e outras.
No final da primeira reunião realizada esta sexta-feira no Pavilhão Multiusos, o Presidente do Conselho Consultivo, Pedro Sarmento Lopes, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, falou de uma iniciativa "algo pioneira que quer mudar a realidade actual".

A sessão desta sexta-feira marcou o início do processo organizativo de um Plano Municipal estratégico denominado «Guimarães Activa» tendo como horizonte o período temporal 2018/2025.

O vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, diz que o grande desafio deste plano Municipal é articular as várias realidades da sociedade vimaranense em torno de um projecto que visa promover a actividade física.

O grupo de trabalho discutiu alguns dados da realidade local, considerando os alertas e advertências apontados pelos mais recentes estudos e relatórios da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia, assim como pelas Orientações da União Europeia para a Actividade Física, Programa Nacional de Desporto Para Todos, Plano Nacional de Actividade Física e Estratégia Nacional para a Promoção da Actividade Física, da Saúde e do Bem-estar.
O Director Regional do Instituto da Juventude e Desporto, Vítor Dias sublinhou a importância de implementar um programa que visa, em última instância, a promoção da qualidade de vida da população.

Marcações: Actividade física, sedentarismo, Tempo Livre, Centro de Estudos do Desporto

Imprimir Email