Nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave deverá arrancar a 1 de Janeiro de 2024

A nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave deverá iniciar funções no próximo dia 1 de Janeiro de 2024, num modelo que vai determinar a extinção do Hospital da Senhora da Oliveira e do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, no dia 31 de dezembro.

De acordo com informações obtidas pelo Grupo Santiago, neste momento, a transição está a ser preparada para que a Unidade Local de Saúde possa corresponder às exigências prioritárias relacionadas com o funcionamento dos serviços, como por exemplo assegurar as despesas, as compras e os vencimentos dos funcionários.

O processo está a ser conduzido por uma Comissão Executiva, liderada pelo Director Executivo do ACES do Alto Ave, José Novais de Carvalho, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Henrique Capelas.

No entanto, ao que conseguimos apurar, ainda não foram nomeados os órgãos de gestão, situação que, ao que conseguimos apurar, não deverá impedir o arranque desta reforma nos cuidados de saúde na região.

A Unidade Local de Saúde do Alto Ave vai integrar os centros de saúde de Guimarães, Taipas, Vizela, Fafe, Cabeceiras e Mondim de Basto, aos quais se juntará o Centro de Saúde de Celorico de Basto.

Também o Hospital da Senhora da Oliveira passará a fazer parte desta nova estrutura, um modelo que vai privilegiar uma maior interligação entre os profissionais de saúde dos cuidados primários com os profissionais dos serviços hospitalares.

Marcações: Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, Unidade de Saúde Local do Alto Ave

Imprimir Email