Estatuto universitário para o Hospital de Guimarães ganhou força na certificação do CAF

O desejo de ver reconhecido o estatuto universitário ao Hospital de Guimarães dominou a sessão de Certificação do Centro Académico e de Formação (CAF) do Hospital da Senhora da
Oliveira.
O «tema» foi lançado pelo Director do CAF. Pedro Cunha considera que "já é tempo do Hospital ser reconhecido como tal". O deputado vimaranense Luís Soares, presente na cerimónia na qualidade de representante da Comissão Parlamentar da Saúde, foi claro no seu posicionamento: "Podem contar com todo o meu apoio". Já o Presidente da Câmara não tem dúvidas quanto ao mérito do reclamado estatuto. Para Domingos Bragança alcançar o desejado estatuto "será justo e merecido, no reconhecimento do trabalho" de excelência desenvolvido na unidade hospitalar vimaranense.

Na cerimónia realizada esta quinta-feira foi reconhecido o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido pela unidade hospitalar vimaranense e que culminou agora na certificação do seu Centro Académico e de Formação. O seu Director, Pedro Cunha, fala de um trabalho que atesta uma "marca de conceito" que aponta à "sustentabilidade integrada do Serviço Nacional de Saúde".
O Centro Académico e de Formação trabalha em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho. O seu Director, Nuno Sousa, elogiou a visão estratégica do Hospital que culminou com a certificação atribuída.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Henriques Capelas, considera que a certificação total do Hospital de Guimarães "reconhece a competência e a dedicação de todos os seus profissionais".

Luís Soares, deputado vimaranense da Comissão parlamentar da Saúde da Assembleia da República, destacou a importância da dedicação e do trabalho que permitiram concretizar o "sonho" de criar um centro académico e de formação ao nível dos melhores.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara falou do "orgulho" na qualidade de excelência do Hospital de Guimarães. Domingos Bragança, reitera que o caminho do futuro aponta à aposta na ciência.
"A nossa região deve apostar num cluster que possa ser o radar para aqueles que têm iniciativa de investimento na área da saúde possam concretizar aqui os seus projectos com todas as condições de sucesso".

Na sessão, representantes da PtCRIN - Portuguese Clinical Research Infrastructure Network, AICIB - Agência de Investigação e Inovação Biomédica, APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, ACSS - Administração Central de Saúde e Administração Regional de Saúde do Norte, elogiaram a aposta do Hospital na investigação que culminou com a certificação do CAF.

Marcações: hospital, certificação, Centro Académico e de Formação, universitário

Imprimir Email