Hospital de Guimarães pioneiro no Minho em projecto inovador

O Serviço de Pneumologia do Hospital Senhora da Oliveira desenvolveu o projecto «Ecoendoscopia brônquica - exame inovador na abordagem de doentes respiratórios no HSO» com o objectivo de responder às solicitações da unidade hospitalar e da sua área de referência, assim como para outras unidades hospitalares fora da sua área de influência.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que no âmbito do programa EDP Solidária 2019, desenvolveu o referido projecto como forma de responder às suas necessidades.
O projecto foi implementado durante o ano de 2020, encontrando actualmente em condições de receber, igualmente, utentes de fora da área de influência do Hospital, tendo sido já realizados exames a doentes do Hospital de Braga e do Centro Hospitalar Gaia - Espinho, uma vez que este é exame é cada vez mais solicitado na saúde.

A ecoendoscopia brônquica, endobronchial ultrasound (EBUS) na literatura anglo-saxonica, é uma técnica que permite adquirir imagens e informações cruciais para além do lúmen e mucosa da árvore traqueobrônquica, permitindo a avaliação de estruturas extraluminais – intramurais, paratraqueais, parabrânquicas e mediastínicas – com melhor detalhe comparativamente a outros métodos de imagem, nomeadamente a tomografia axial computorizada (TAC) convencional. Representa um dos avanços tecnológicos e técnicos mais importantes na área da broncologia nos últimos anos, e existe evidência científica substancial que confirma a sua eficácia em várias situações clínicas.

Para além de providenciar informações da parede das vias aéreas e estruturas circundantes, possibilita a obtenção de amostras histológicas de lesões pulmonares centrais ou periféricas sob controlo ecográfico, com potencial para melhorar a rentabilidade diagnóstica e optimizar o tratamento do doente.
A sua implementação célere foi possível por haver um trabalho em equipa multidisciplinar, com entusiasmo de todas as partes, nomeadamente; Serviços de Anestesiologia e Anatomia Patológica, envolvidos na realização da ecoendoscopia brônquica.

Foram efectuados até ao momento 153 exames e na avaliação dos dados deste período inicial, com uma rentabilidade técnica de 100% e uma rentabilidade diagnóstica de 82%.


Marcações: hospital, Serviço de Pneumologia, Ecoendoscopia brônquica, exame, inovador

Imprimir Email