VÍDEO: Visita às obras nos fornos de olaria da Cruz de Pedra "inspiradora" para a Ministra da Coesão

A Ministra da Coesão Territorial visitou as obras de requalificação dos fornos de olaria da Cruz de Pedra, no âmbito do programa Governo + Próximo.

Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ana Abrunhosa inteirou-se da complexidade do processo de conservação de um edifício que preserva elementos da tradição da olaria e será transformado num pólo de formação num dos mesteres tradicionais de Guimarães.

A governante teve a oportunidade de conhecer a Quinta do Costeado onde será instalada a futura Escola/Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Os dois projectos representam uma simbiose entre a modernidade e a raízes da comunidade, valores que Ana Abrunhosa enalteceu como sendo fundamentais para a coesão territorial. "Não somos nada sem as nossas raízes. Podemos ser uma cidade muito inovadora, mas se as pessoas não se sentirem em casa, não se revêem naquilo que as rodeia, nas intervenções que são feitas, esse desenvolvimento é artificial", indicou a Ministra, ao defender: "o desenvolvimento sustentável feito a partir do que somos". "Estamos a recuperar o que existe e a acrescentar modernidade para responder aos desafios do mundo actual. Guimarães é uma maravilha nesta articulação entre inovação e tradição", acrescentou, fazendo questão de sublinhar: "esta visita é muito inspiradora para o que levo para fazer no resto do território".

As obras de recuperação dos fornos da Cruz de Pedra deverão ficar concluídas ainda este ano.

Marcações: Ministra da Coesão Territorial, fornos de olaria, Governo + Próximo

Imprimir Email