Governo + Próximo: "Uma oportunidade perdida", avaliou o líder do PSD de Guimarães

O Governo + Próximo foi uma "oportunidade perdida, uma desilusão para Guimarães". É a avaliação feita pelo líder da Concelhia do PSD de Guimarães.

Numa conferência de imprensa realizada esta manhã na sede do partido, Ricardo Araújo justificou que esperava que nas 90 iniciativas anunciadas, o Governo viesse conhecer projectos e anunciar "novas acções e investimentos para o Concelho", "defraudando as expectativas" criadas para "tomar conhecimento dos reais problemas e as ambições do território

"O Governo limitou-se a visitar um conjunto de obras em curso, empresas em plena actividade, investimentos terminados ou em curso. Foi uma oportunidade perdida, uma desilusão para Guimarães.Foi uma iniciativa que se ficou exclusivamente pelas acções de promoção e de propaganda. Foi uma iniciativa festivaleira, de tirar fotografias em torno daquilo que está a acontecer no território. No dia 5, depois do Governo sair, Guimarães ficou igual ao dia 2, antes do Governo por aqui passar", afirmou o líder concelhio do PSD, tendo elencando 10 iniciativas, "quase como um caderno de encargos em que que Guimarães deveria exigir mais do Governo".

Na sua intervenção, começou por referir-se ao BRT, o metrobus, em que o Município assinou três protocolos e obteve o financiamento de um milhão de euros para o desenvolvimento de estudos para o projecto ao passo que Braga conseguiu já o compromisso de investimento de 100 milhões de euros para a criação duas linhas na Cidade. "Por que é que Guimarães foi ultrapassada por Braga?", disse, sinalizando as "exigências" de uma ligação da auto-estrada A11 às Caldas das Taipas, com um nó de acesso em Brito, a duplicação da via férrea até ao Porto, o restabelecimento do serviço Alfa Pendular, a requalificação dos principais eixos rodoviários que ligam a cidade às vilas de Caldas Taipas, Ronfe e Lordelo e "o fecho da Circular Urbana, com uma ligação directa ao Hospital Senhora da Oliveira".

O dirigente social-democrata fez alusão ao anúncio do investimento autorizado pelo Governo no campus de justiça, considerando que "não trouxe nada de novo, dado o compromisso assumido em 2019". "Esperamos que seja cumprido", observou.

Quanto à cultura, Ricardo Araújo lamentou que o Governo + Próximo não tenha trazido novidades quanto à descentralização da gestão dos equipamentos culturais, do financiamento regular das infraestruturas criadas após a Capital Europeia da Cultura em 2012 e a ausência de uma visita à igreja da Costa. "Por que é que o Município não convidou o Governo a visitar aquela igreja para conhecer a necessidade das obras de reabilitaçã?", frisou, assinalando a ausência de novidades sobre a requalificação do parque escolar, apontando os exemplos da EB 2, 3 Afonso Henriques e EB 2, 3 de Pevidém e sobre uma rede concelhia de creches, "dada a falta de vagas do concelho, com soluções imediatas para resolver o problema".

Para o líder do PSD de Guimarães, a iniciativa do Governo também poderia ter sido aproveitada para "renegociar o protocolo contratualizado e aumentar o financiamento" para a Estratégia Local de Habitação. "Guimarães tem 30 milhões de euros, Vila Nova de Famalicão tem 60 milhões e Braga tem 120 milhões", frisou, insistindo que "Guimarães não tem sido capaz de reivindicar os investimentos necessários para salvaguardar o futuro do Concelho".

 

Marcações: PSD de Guimarães, Governo + Próximo

Imprimir Email