"Exemplo maior" de Santos Simões evocado na sessão solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Guimarães

O legado de intervenção cívica e política de Joaquim Santos Simões deve servir de inspiração para garantir o "seguro de vida do sistema democrático", conquistado com o 25 de abril de 1974.

A evocação foi deixada em jeito de alerta pelo Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, na sessão solene comemorativa do 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, realizada esta terça-feira no Teatro Jordão.

Num ano em que se evoca o centenário do seu nascimento, José João Torrinha foi o único que centrou o seu discurso na figura de Santos Simões, um exemplo de vida "do que pode e deve ser a participação política de um cidadão na sua comunidade".

O líder do órgão máximo do Município partilhou memórias do seu relacionamento com a figura central das comemorações do 25 de Abril, considera-o "um exemplo maior" da participação "política com a consciência clara de que ela vai muito além das paredes das sedes dos partidos", "no nosso local de trabalho seja em múltiplas associações, criando as mesmas, reinventando-as, colaborando com elas ou dando-lhes vida".

"Mas também participação política no sentido mais clássico do termo: arriscando tudo na defesa da democracia, como no tempo do fascismo", assinalou José João Torrinha, alertando que "infelizmente, vivemos hoje tempos em que a palavra “política” virou palavrão e em que a palavra “partido” se assemelha a coisa malquista e malvista, que se olha de soslaio. E isto, é muito mau".

Numa intervenção em que fez uma reflexão sobre os perigos que ameaçam "o sistema democrático que tanto custou a erigir" e a descredibilização dos partidos, o Presidente da Assembleia Municipal recordou que "foi com os partidos que se fundou a democracia e foi com eles que ela se consolidou". "E será sempre com eles que construiremos uma sociedade mais justa, solidária e democrática. Porque outro caminho seria seguramente pior", avisou, exortando a "estar à altura do legado daqueles que os fundaram e que lhes deram corpo". "Saibamos fazê-lo, dentro e fora dos próprios partidos. Se o fizermos, estamos a assinar o seguro de vida do sistema democrático", disse, pedindo "que figuras como a de Joaquim Santos Simões nos inspirem a todos, todos os dias. O seu legado de intervenção cívica e política e o seu exemplo de tenacidade, coerência e altruísmo exigem-no. Diria mesmo mais: exigem-no de forma particularmente urgente".

A sessão solene começou com a apresentação de excerto da peça de teatro "Uma Previsão Política", que retrata a vida de Joaquim António dos Santos Simões, e será apresentada no próximo sábado, seguindo-se os habituais discursos de representantes das forças políticas com assento naquele órgão municipal: Gabriela Nunes (PS), André Ferreira (PSD), Maria João Almeida (CDS-PP), Mariana Silva (CDU), Mónica Teixeira (Chega), Afonso Maia (BE) e Pedro Teixeira Santos (IL).

Nesta sessão, os hinos de Guimarães e de Portugal foram interpretados por Marisa Oliveira (voz) e Simão Neto (piano).

Marcações: Comemorações do 25 de Abril, Assembleia Municipal de Guimarães, centenário dos nascimento de Joaquim Santos Simões

Imprimir Email