CDU considerou que o PS perdeu um ano à frente do Município

A CDU - Coligação Democrática Unitária considera que o Partido Socialista (PS) "perdeu um ano" na gestão no balanço que faz do primeiro ano de mandato autárquico municipal. 

Apontando questões como habitação, mobilidade e ambiente, Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães, fez um balanço "negativo" do executivo socialista. "Negativo desde logo porque o PS está à frente dos destinos da autarquia vimaranense há mais de três décadas, tem maioria absoluta na Câmara e na Assembleia Municipal, com condições e meios para responder aos problemas da população no nosso Concelho, mas muitos dos problemas perduram e alguns adensam-se mesmo. Falo-vos de vários problemas que ainda não têm solução à vista, como por exemplo, o da habitação, apesar do diagnóstico estar feito há alguns anos e de existirem anúncios que prometem a sua resolução", defendeu o membro da Assembleia Municipal de Guimarães da CDU, lembrando os problemas na requalificação do Bairro da Emboladoura.

Deixando críticas à demora na apresentação do Plano de Mobilidade do Município, Torcato Ribeiro referiu que a Autarquia vimaranense "marca passo" na  ligação entre Guimarães e Braga por ferrovia, numa proposta defendida pela CDU, e que tarda em "resolver os problemas de mobilidade dos vimaranenses". "Além do mais, um ano depois, o executivo camarário pouco faz para que seja reposto o serviço Alfa, que foi retirado há mais de dois anos, ou para que seja implementado mais um horário Intercidades, que liga Guimarães a Lisboa", acrescentou Torcato Ribeiro. 

A CDU defendeu ainda a pedonalização do Centro Histórico, numa medida que "já deveria estar a ser aplicada para que seja possível a preservação do património e para que todos possam usufruir deste espaço de forma segura e livre". "No entanto, não podemos falar de uma mudança radical nesta área da Cidade sem se envolver no processo aqueles que lhe dão vida, os habitantes e os comerciantes. É urgente um plano sério de preservação e desenvolvimento do comércio tradicional e local para que estes micro e pequenos empresários não sejam os mais prejudicados durante o processo. Um plano de apoio que, na visão da CDU, já devia ter sido realizado pelo executivo PS", disse.

Relativamente às questões ambientais, a Coligação denuncia a "falta de comunicação e de participação da comunidade na construção da nova candidatura" a Capital Europeia Verde, "repetindo erros do passado". "Por outro lado, a campanha dedicada à gestão dos recursos hídricos, em tempo de seca, continua a apontar o dedo para o consumidor de forma errada. Muito pouco se sabe da gestão dos resíduos, uma das áreas que teve menor pontuação na primeira candidatura", afirmou o membro da Assembleia Municipal de Guimarães, numa conferência que contou ainda com a presença de Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes.

Marcações: CDU

Imprimir Email