Fórum vai debater em Guimarães direitos da mulher e igualdade de género

Vai decorrer em Guimarães o Fórum Igualdade - encontro feminista. Trata-se de um evento que vai realizar-se de 18 a 20 deste mês. O fórum que foi apresentado em conferência de imprensa realizada ontem, no Paço dos Duques de Bragança, contou com a presença do Presidente da Câmara. Domingos Bragança explicou o motivo "excepcional" da sua presença na apresentação do evento.

"Reputo de muito importante esta iniciativa para debate e reflexão sobre a inclusão e a igualdade de género e, por essa via, o aprofundamento da democracia e da participação cívica", afirmou.
Ainda considerando a importância do evento, Domingos Bragança apelou à participação dos responsáveis das IPSS e, em especial, de toda a comunidade escolar, numa altura em que se registam tantas situações de discriminação e limitação de direitos das mulheres.

O Fórum insere-se no âmbito do programa da Temporada Portugal - França 2022 e tem o patrocínio dos governos dos dois países que pretendem "fortalecer laços, considerando a proximidade histórico-social" entre ambos.
Na mesma conferência de imprensa, Sandra Ribeiro, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, falou da importância de um evento que decorre simultaneamente em 87 cidades francesas e 55 portuguesas.
No último dia do Fórum, no Teatro Jordão, serão entregues os prémios «Viver em igualdade - biénio 2022 - 2023», sendo Guimarães uma das 25 cidades distinguidas.


Marcações: Portugal, frança, Fórum, feminista, temporada

Imprimir Email