PCP insiste na proposta de ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga

O PCP anunciou ter reapresentado na Assembleia da República o projecto de resolução «Pela melhoria do transporte ferroviário no Distrito de Braga e a concretização da ligação directa Braga/Guimarães».

Em comunicado, o PCP reclama a aprovação do projecto, considerando-o "prioritário", especialmente após "o fecho da malha ferroviária com uma linha de concordância para Barcelos".
O PCP lembra que o distrito de Braga é servido pela Linha do Minho, e pelos ramais de Braga e de Guimarães, sendo que os concelhos de Braga e Guimarães estão integrados nos comboios urbanos do Porto. No entanto, "embora pertencentes aos comboios urbanos do Porto, não existe uma ligação directa entre as duas cidades, distantes cerca de 25 km, assim como não existe entre estas cidades e o concelho de Barcelos". Neste contexto, lembra o PCP que "não havendo uma linha ferroviária que una os dois concelhos directamente, para utilizar o comboio é necessário trocar de linha em Lousado, concelho de Famalicão, e ali apanhar o comboio que liga o Porto a Guimarães. Em média, a viagem ferroviária entre Braga e Guimarães demora uma hora e trinta e dois minutos".

Para o PCP, a falta de ligação directa entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com os horários dos comboios, lembrando a importância económica para a região a concretização do projecto.


Marcações: ferrovia

Imprimir Email