SNS dominou debate na Assembleia Municipal de Guimarães



O Serviço Nacional de Saúde esteve em destaque na sessão da Assembleia Municipal de ontem. O tema foi introduzido por Pedro Santos.

O representante do Iniciativa Liberal falou da preocupação com acompanha as "sucessivas notícias sobre o caos e o estado do SNS".
"É a saúde dos portugueses que está em causa mas, acima de tudo, poderá ser a saúde de todos os vimaranenses", sublinhou referindo-se à falta de médicos de família, urgências de obstetrícia encerradas, reduzido número de médicos pediatras "são alguns dos problemas que se juntam às irresolúveis listas de espera".
Também Emídio Guerreiro, do PSD, falou de saúde, questionando a prometida entrada em funcionamento da Unidade de Hemodinâmica.
"As promessas têm sido muitas", começou por afirmar, acrescentando que "em Dezembro faltava só a referenciação, em Abril passado foi-nos dito que estava quase mas a verdade é que estamos a entrar em Julho e o que gostavamos de saber é se, conforme o senhor Presidente da Câmara nos tinha dito que ia falar com a senhora Ministra, se realmente falou, se a referenciação está ou não está concluída, para percebermos o ponto da situação deste processo", afirmou.
Nuno Vieira e Brito recorreu a "dados oficiais" sobre a espera no atendimento de utentes no Hospital da Senhora da Oliveira para ilustrar o estado da saúde que temos.
"É preciso esperar 117 dias por uma consulta de anestesiologia, 219 dias por uma consulta de cardiologia, 79 dias para cirurgia, 161 dias para consulta de ginecologia, 173 dias para fisiatria, 26 dias obstetrícia, 151 dias em oftalmologia, 166 para ortopedia, 113 dias para psiquiatria e 141 dias para urologia", revelou.
Luís Soares reagiu às críticas. O representante do PS lembrou investimentos feitos no passado recente no Hospital de Guimarães, que confirmam a aposta do Governo no Serviço Nacional de Saúde, sem antes sublinhar uma "evidência".
"A capacidade para trazerem para o debate político exemplos que são longíncuos da nossa região, também aqui podemos ter confiança naquilo que são os serviços prestados pelo SNS", afirmou, referindo "bons exemplos de investimentos de governos socialistas em Guimarães".
"Unidade de AVC e Serviço de Urgência no Hospital da Senhora da Oliveira, Unidade de Saúde Familiar em Moreira de Cónegos e, também sim, a unidade de Hemodinâmica que até final do Verão, verá a luz do dia e constituirá uma grande alavanca para a prestação de cuidados de saúde em Guimarães", referiu.


Marcações: Assembleia Municipal, sns

Imprimir Email