CDU "não abdica" da ligação ferroviária entre Guimarães e Braga

A CDU não abdica da ferrovia a ligar as cidades de Guimarães e Braga. Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, José Torcato Ribeiro fala de um projecto fundamental para o desenvolvimento de Guimarães. A não ser concretizado o projecto, a CDU fala de "um erro" que "demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário no distrito de Braga".

Numa altura em que decorre até ao próximo dia 28 a discussão pública sobre o Plano da Ferrovia Nacional, a CDU reitera a sua posição sobre o assunto.
"A proposta do Plano Nacional da Ferrovia está muito longe de corresponder às necessidades de desenvolvimento da região de Braga, limitando-se a adiantar intenções mais ou menos abstratas, com datas longínquas ou mesmo sem data, sem prioridades ou calendário e sem qualquer investimento no reforço da ferrovia para deslocações entre regiões".
Para a CDU discutir outras soluções para a ligação em causa "são paliativos".

Antecipando o debate na próxima Assembleia Municipal extraordinária, marcada para o próximo dia 23, requerida pela CDU e que mereceu acolhimento de todas as forças políticas representadas naquele órgão deliberativo, José Torcato Ribeiro faz saber que "planeia levar à discussão a proposta para que o Município solicite, por um lado, ao Governo a disponibilização pública nos fundamentos técnicos que suportam a sua intenção de abdicar da construção da ligação ferroviária directa entre Guimarães e Braga e, por outro, que reclame a inclusão da construção da ligação ferroviária Guimarães - Braga e a subsequente ligação até Barcelos no Plano Nacional Ferroviário".


Marcações: CDU, ferrovia

Imprimir Email