Loja do Cidadão: Câmara tem alternativa à instalação no Centro Comercial Santo António

A localização da Loja do Cidadão em Guimarães deverá ser conhecida brevemente. Se o Município não conseguir o entendimento com todos os proprietários, desistirá da aquisição do Centro Comercial Santo António e já tem uma alternativa para a instalação daquele serviço: a reabilitação dos edifícios onde funcionam os serviços de Acção Social do Município e do antigo quartel da GNR.

Em declarações prestadas no final da reunião, o Presidente da Câmara de Guimarães fez questão de frisar que a prioridade é a localização da futura Loja do Cidadão na Rua de Santo António. "Esse será o melhor sítio não só pela Loja em si, mas porque poderia ajudar nas dinâmicas daquela centralidade comercial. Sempre disse que não recorreria a um processo expropriativo, se chegarmos a acordo quanto ao preço muito bem", observou Domingos Bragança, ao adiantar que o Município e um dos três proprietários do imóvel ainda não chegaram a um entendimento. 

O Presidente da Câmara insiste que o preço está definido na avaliação, sublinhando que o Município tem alternativas, podendo o investimento ser feito na reabilitação de edifícios municipais, "como 'o edifício do leite' e o imóvel onde funcionou a GNR, localizado em pleno  Centro Histórico e que precisa de uma intervenção que o integre adequadamente naquela área classificada pela UNESCO".

"Precisamos de beneficiar este espaço de edifícios onde funcionavam os nossos serviços financeiros, a tesouraria que está a funcionar provisoriamente na extensão do Museu de Alberto Sampaio. O 'edifício do leite' está por recuperar e é um edifício belíssimo, com uma linda clarabóia, temos também o edifício da GNR e um outro imóvel aqui na lateral da Cãmara que poderemos negociar com o proprietário", justificou Domingos Bragança, observando: "em vez de comprar, porque os proprietários não querem vender ao Município porque têm negócios em que há quem pague mais, passaremos para a alternativa. Se os detentores das lojas no espaço comercial têm soluções boas no âmbito do investimento privado, a Câmara não quer estragar esses negócios".  

Fazendo questão de insistir que a prioridade será dada à instalação da Loja do Cidadão na Rua de Santo António, o Presidente da Câmara acrescentou que a intervenção nos imóveis pertencentes ao Município também é necessária, num projecto que permitirá acomodar os serviços com dignidade a sede da Assembleia Municipal. "Se não conseguirmos a aquisição dos edifícios, vamos de imediato passar para a recuperação. Sempre pensei nestes edifícios como sede da Assembleia Municipal, porque o seu interior é belíssimo e tem uma das clarabóias mais bonitas de Guimarães", vincou, adiantando que a decisão terá de ter tomada brevemente.

Marcações: Câmara de Guimarães, Loja do Cidadão

Imprimir Email