Unidade de Hemodinâmica: Oposição desafiou Presidente da Câmara de Guimarães a pedir a demissão do Presidente da ARS Norte

O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, desafiou o Presidente da Câmara de Guimarães a pedir a demissão do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte face ao impasse que impede a entrada em funcionamento da Unidade de Hemodinâmica, do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Numa intervenção no período antes da ordem do dia, esta quinta-feira, na reunião do Executivo vimaranense, o representante social-democrata referiu-se às afirmações proferidas por Domingos Bragança na Assembleia Municipal, "em que deu nota de que iria solicitar uma reunião à Ministra da Saúde para ver se conseguia desatar este nó". Bruno Fernandes recordou que há cerca de um ano, após uma reunião com Marta Temido, o Presidente da Câmara "trouxe a boa nova de que o problema não era de vontade política, era apenas de formalizar a inclusão do Hospital da Senhora da Oliveira numa rede de referenciação deste serviço". Lembrou ainda as declarações de José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS pelo Círculo de Braga, na presença do Presidente da Câmara, "em vésperas de eleições legislativas", "de que tinha reunido com o Presidente da ARS Norte e que o assunto estava resolvido e que estaria para breve o funcionamento este serviço". "Outra boa notícia foi dada pelo actual Ministro da Administração Interna", comentou, acrescentando: "passaram mais dois meses e o Sr. Presidente disse que ainda vai se reunir com a Ministra".

"O 'alvo' hoje não é o Presidente da Câmara, porque eu acho que está a ser enganado. Com toda a sinceridade. E estando a ser enganado, estamos todos a ser enganados. Estão os vimaranenses a ser enganados", afirmou, dizendo estar "ao lado do Presidente da Câmara" neste assunto. "Se estamos a ser enganados, vamos dar um murro na mesa. Tem de pedir a demissão do Sr. Presidente da ARS. Não há alternativa", desafiou, salvaguardando: "ou o Sr. está a ser enganado ou tem informação que nós não temos ou está a deixar a coisa rolar", insistiu, considerando que o Presidente da Câmara "tem de pedir responsabilidades a quem as tem e se quem as tem é o Presidente da ARS que não é capaz de resolver este problema cumprindo uma orientação da Ministra, peça-se a sua demissão para que o novo Presidente da ARS Norte resolva o assunto".

Na reacção, o Presidente da Câmara reiterou o que disse na Assembleia Municipal, precisando que desde o início fez parte do movimento de mecenato que conseguiu o apoio a instalação da Unidade de Hemodinâmica do Hospital, ao insistir que "é uma falta de bom senso", "um absurdo" não estar em funcionamento desde que ficou concluído há três anos. "Esta nova reunião com a Ministra da Saúde será para esclarecer se os vimaranenses estão a ser enganados, porque não será para resolver se a Unidade vai ou não funcionar porque essa decisão já está tomada, porque o Sr. Presidente da ARS Norte foi claro numa reunião, no Porto, que a referenciação que era o obstáculo a ultrapassar, estava ultrapassada e o centro iria entrar em funcionamento, o que não aconteceu ainda. Espero que entre a todo o momento... Espero que não me estejam a enganar, porque se me enganarem a mim estarão a enganar Guimarães", respondeu Domingos Bragança, que há preocupações relacionadas com outras valências do Hospital da Senhora da Oliveira.

O Presidente da Câmara considerou que esta situação "está a colocar em causa o mecenato", "o que mais me entristece, porque em vez de gratidão o esforço dos cidadãos está a receber rejeição". "O Ministério da Saúde e o Governo tinham de expressar gratidão por quem andou no terreno a arranjar recursos financeiros. Não posso expressar maior indignação do que dizer que é um absurdo e que é uma falta de bom senso", sustentou.

 

Marcações: Hospital da Senhora da Oliveira, Unidade de Hemodinâmica, reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email