"Transporte Público em Via Dedicada" para reduzir tráfego nas nacionais 105, 206 e 101

- Metrobus e alterações na linha ferroviária foram as soluções apresentadas no estudo.

A sessão pública para a apresentação do “Desenvolvimento do Estudo de Sistema de Transporte Público em Via Dedicada”, realizada ontem à noite, apresentou como prioridade a criação de vias dedicadas nas estradas nacionais 105, 206 e 101, que ligam Guimarães Lordelo, Ronfe e Taipas, respectivamente.

De acordo com o estudo apresentado pelo professor Álvaro Costa no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o principal desafio foi criar uma solução que levasse as pessoas a" utilizar mais o transporte público e para se gastar menos energia". "Tinhamos de propor uma solução que respondesse a esse desafio. Esta solução apresentada vai criar massa crítica e estruturar o território, ligando as vilas ao centro da cidade".

Assim, o estudo aponta como "eixos prioritários" as três estradas nacionais com um sistema segregado. Para a EN 105, o estudo preconiza uma solução que optimize o serviço ferroviário existente, com um reforço da linha entre Guimarães e Lousado, numa periodicidade de 20 minutos. O estudo do professor Álvaro Costa sugere ainda a relocalização de apeadeiros, pois acredito que os existentes não servem os seus utilizadores. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, adiantou que já iniciou o processo de negociação com a Infraestruturas de Portugal, que mostrou-se "disponível para trabalhar com o município". De resto, esta solução terá ainda em consideração o desenvolvimento da rede de Alta Velocidade, que ainda poderá nascer. "A linha terá de ser toda pensada", sustentou o professor.

Quanto à EN 206, o estudo aponta para uma solução de metrobus (BRT), com uma extensão de cerca de 11 quilômetros, com 10 ou 11 paragens, numa solução que poderá evoluir para metro de superfície (LRT). Já para a EN 101, a solução também passará por metrobus (BRT).
De resto, os três sistemas estarão ligados a uma rede de minibus que será implementada no centro da cidade, que permitirá uma "redução no impacto da cidade" e uma "frequência reforçada".

O professor Álvaro Costa adiantou ainda a hipótese de um transporte na cidade ser complementado com um teleférico, que pudesse ligar locais como a Estação de Comboios, o Multiusos e a Universidade do Minho. No entanto, o presidente do município assumiu que essa opção seria "muito cara".
O presidente da Câmara sublinhou que este sistema de transporte público "não será para fazer tudo de uma vez", mas para fazer por "fases, apontado para um projecto que levará "20 anos a concluir".

Numa das intervenções dos presentes, o ex-secretário de Estado da Mobilidade, José Gomes Mendes, ressalvou que a via dedicada é o "segredo", pois será uma "evidência" das vantagens em utilizar o transporte público.


Marcações: transporte , Álvaro Costa, estudo, via dedicada

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