Autarcas da área «Seixoso-Vieiros» decidiram promover estudo sobre lítio

Os autarcas da zona abrangida pela possibilidade de prospecção de lítio na denominada área «Seixoso-Vieiros», decidiram solicitar um estudo sobre o tema. Um estudo que vai ser realizado por especialistas das Universidades do Minho e de Trás os Montes e Alto Douro.
A decisão foi tomada em reunião realizada em Guimarães e que juntou autarcas de Guimarães, Amarante, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras e Mondim de Basto.


Em comunicado emitido esta quarta-feira pela Câmara Municipal de Amarante, refere-se que a reunião com um grupo de especialistas e os reitores da Universidade do Minho e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, "serviu de ponto de partida para o estudo académico que irá fornecer os elementos técnicos necessários à sustentação de uma posição política em relação às questões relacionadas com a prospecção e exploração do lítio na zona «Seixoso-Vieiros».

Recorde-se que, em Fevereiro, os seis autarcas reuniram com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, para "pedir esclarecimentos, demonstrar preocupação e manifestar que estão contra o relatório de Avaliação Ambiental Estratégica do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio em Portugal".

Ainda segundo o mesmo comunicado, os autarcas Jorge Ricardo, vice-presidente da Câmara de Amarante; Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães; José Peixoto Lima, de Celorico de Basto; Antero Barbosa, de Fafe; Nuno Fonseca, de Felgueiras; e Bruno Ferreira, de Mondim de Basto "convergiram em considerar o papel da academia muito importante para a discussão da temática em causa, em face dos princípios de isenção e independência que estão subjacentes a uma matéria de teor científico, e concordaram em promover um conjunto de acções de debate público nos seus concelhos".


Marcações: estudo, lítio

Imprimir Email