IL de Guimarães exige mais acompanhamento da Administração Central e Local na exploração de lítio em Serzedo

O Núcleo de Guimarães do Iniciativa Liberal (IL) manifestou "surpresa", pela inclusão da freguesia de Serzedo na área anunciada pelo Ministério do Ambiente destinada à prospeção de lítio. 

Em comunicado, aquela força política refere que se" junta o desconforto de um processo pouco transparente, de que o próprio Município parece ser desconhecedor".

"Tratando-se de um tema de difíceis consensos e que tem gerado forte contestação nas mais variadas áreas geográficas do país, não é aceitável que seja a prepotência a presidir à gestão destes dossiers, mantendo à margem as populações locais, que são parte legitimamente interessada no evoluir de todo o processo. Estando em causa o bem-estar das comunidades abrangidas e as frágeis economias de regiões essencialmente agrícolas e onde o turismo rural dá os primeiros passos", lê-se na nota.

Nesse sentido, a Iniciativa Liberal de Guimarães exige à Administração Central "estudos de impacto ambiental elaborados por entidades independentes; uma análise rigorosa de custo/beneficio para as comunidades abrangidas, relevando-se o impacto na saúde e na economia; e transparência e informação permanente em todo o processo".

"À Administração Local exigimos acompanhamento exaustivo da evolução do dossier e absoluta intransigência na defesa dos interesses do concelho, e em particular, dos residentes das áreas incluídas na prospeção. O Núcleo de Guimarães da Iniciativa Liberal compromete-se com a população, a um acompanhamento atento e exigente, denunciando qualquer incidência menos clara que atente contra os interesses da comunidade vimaranense", acrescenta a mesma nota.

Marcações: Serzedo, Iniciativa Liberal, lítio

Imprimir Email