VÍDEO: Presidente da Câmara prometeu cumprir programa eleitoral e trilhar «novos caminhos de futuro» para Guimarães

O Presidente da Câmara de Guimarães comprometeu-se a concretizar os compromissos do programa eleitoral com que se candidatou para o terceiro mandato, apontando "novos caminhos para o futuro".
Na primeira intervenção pública, após a tomada de posse, Domingos Bragança começou por referir que "não há memória de maior investimento fora do centro da cidade, do que aquele que foi efectuado nos últimos oito anos", ao apontar para o território municipal "um conjunto de concretizações para que novos caminhos sejam trilhados".

A educação, a cultura e a ciência, segundo Domingos Bragança, permitirão alcançar dois dos objetivos maiores para Guimarães: a coesão social e territorial e o desenvolvimento ambientalmente sustentável.
"São novos os caminhos de futuro", afirmou, assinalando o reforço do papel de Guimarães enquanto cidade de formação e produção cultural, com a instalação, no Teatro Jordão e Garagem Avenida, da Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e do Conservatório de Música de Guimarães, bem como o alargamento da área classificada como Património Cultural da Humanidade, integrando a Zona de Couros". 

Via do Avepark

financiada pelo PRR

No seu discurso, o Presidente da Câmara continuou a aludir aos "novos caminhos de futuro": "quando o Instituto Cidade de Guimarães se prepara para ser a sede do maior centro de investigação em medicina regenerativa da Europa, e quando um supercomputador verde, de nome Deucalion, vem afirmar a estratégia nacional de computação avançada, fazendo com que Guimarães, e Portugal, contribuam para que a Europa seja líder nessa área". "Dois projetos estratégicos que funcionarão no Parque de Ciência e Tecnologia, que potenciam a necessidade da construção da via do Avepark, com projecto já concluído e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência", vincou, indicando a criação da Academia de Transformação Digital, a instalar na Fábrica do Alto, em Pevidém, e o Curso de Engenharia Aeroespacial, a instalar na Fábrica do Arquinho, na Caldeiroa, promete consolidar a sua Universidade do Minho enquanto instituição de ensino de referência internacional, dinamizando uma das zonas da cidade em franca e visível transformação".

"Um caminho de futuro que preparará o futuro dos serviços turísticos e de restauração do território e que certamente será uma escola de referência nacional e internacional através da instalação da Escola-Hotel do IPCA, na Quinta do Costeado", prosseguiu. 

"É imperativo laçar a comunidade, através de um olhar atento às necessidades de todo o território vimaranense", disse, garantindo: "é o que me proponho continuar a fazer. Continuar Guimarães, com todos e para todos, é continuar a desenvolver um território para melhorar a vida das pessoas, tendo, também, em atenção a solidariedade, em especial quando ela é mais necessária". "Vou chamar a esta solidariedade, proximidade com afecto", sublinhou, assinalando que o Município envidará esforços "para que em todas as freguesias uma IPSS possa prestar serviços de creche, apoio domiciliário, centro de convívio, centro de dia e lar".

Na área da habitação, Domingos Bragança pretende "escrever uma nova página". "continuaremos as obras que promovam a eficiência energética dos edifícios do património imobiliário municipal", anunciou, ao declarar que com o Governo serão reabilitados "os prédios públicos do IRHU e proporcionaremos o apoio ao arrendamento para famílias carenciadas". "O futuro na habitação passará também pelas alterações ao Plano Diretor Municipal que se mostrem necessárias para a criação de bolsas de construção de habitação em todas as Vilas e Freguesias. Protocolaremos ainda soluções de construção a custos controlados, que obedeçam a um caderno de encargos específico, e que permita a aquisição de habitação às famílias com rendimentos moderados", frisou.

Pugnar pela ligação

à alta velocidade

Numa alusão à nova concessão de transportes que entrará em funcionamento no próximo ano, Domingos Bragança assegurou que "levará o transporte a todo o concelho, com mais qualidade e de forma mais descarbonizada", insistindo que pugnará pela criação do Eixo Ferroviário de ligação à futura Estação de Alta Velocidade, aproximando, desta vez fisicamente, Guimarães da Europa. Um desafio a que convocamos todos".

Presidente da AM cessante

lembrou Francisca Abreu 

O Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães cessante, José João Torrinha, fez o balanço do seu mandato, num discurso em que evocou a memória de Francisca Abreu, falecida em Agosto do ano passado, "alguém que Guimarães não esquece". "Todas as referências que lhe fizermos serão sempre poucas para reconhecer o lavor de quem serviu esta comunidade como muito poucos. Dela todos somos devedores", disse, sendo interrompido no seu discurso pelo aplauso de quem assistia à cerimónia.

Após terem sido investidos os 49 deputados eleitos para o órgão deliberativo e os 48 presidentes de junta de freguesia e uniões de freguesia do Concelho, a primeira sessão da assembleia municipal do mandato 2021-2025 vai retomar os trabalhos no próximo dia 5 de novembro, no Centro Cultural de Vila Flor.

A primeira reunião do novo Executivo vimaranense deverá realizar-se na próxima quinta-feira.

 

Marcações: Assembleia Municipal de Guimarães, tomada de posse, novos órgãos autárquicos

Imprimir Email