Novo Espaço do Cidadão inaugurado na Junta de Freguesia de Gondar

A população de Gondar tem, a partir de agora, um Espaço do Cidadão a funcionar na Junta de Freguesia. Neste novo balcão pode-se, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Na inauguração, Domingos Bragança destacou a importância deste serviço, uma vez que permite uma maior e imprescindível proximidade, aumenta a qualidade do serviço público e valoriza o cidadão como parte integrante do modelo de organização territorial. “Os cidadãos devem poder resolver as suas questões na sua proximidade, por vezes junto das pessoas que os conhecem melhor, o que facilita o tratamento de alguns assuntos mais delicados. Esta é um caminho gradual de aproximação, para que tudo possa ser feito de modo integrado. Esta é também uma das funções dos meios digitais”, referiu. O presidente da Câmara relevou ainda o impacto positivo que um Espaço do Cidadão tem nas transições climática e digital, evitando deslocações desnecessárias e aumentando a eficácia e eficiência dos processos.
Agostinho Faria, presidente da Junta de Freguesia de Gondar, congratulou-se pelo facto de Gondar dispor de um serviço como o Espaço do Cidadão, que “vem facilitar a vida dos gondarenses”. O presidente da Junta agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio que tem recebido para o desenvolvimento da freguesia. “É com muito agrado que vejo esta competências chegarem a esta freguesia. Gondar merece”, disse.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Actualmente estão em funcionamento mais de 800 Espaços Cidadão, que disponibilizam aproximadamente 200 serviços públicos. O atendimento nos Espaços Cidadão pode ser feito com ou sem marcação. Cada pessoa pode fazer até cinco pedidos de agendamento.
O novo Espaço do Cidadão de Gondar estará aberto segunda, quarta e sexta-feira, das 10h00 às 12h00, e terça e quinta-feira, das 16h00 às 20h00.


Marcações: Gondar, espaço cidadão

Imprimir Email