Palácio da Imaginação vai ser inaugurado no Bairro da Emboladoura

Sexta-feira é inaugurado no Bairro da Emboladoura, na freguesia de Gondar, o Palácio da Imaginação.

O Palácio da Imaginação surge como resultado do programa Bairros Saudáveis, um projecto que tem como objectivo promover a melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Após meses de trabalho, surge agora um espaço multifuncional que permitirá desenvolver as mais diversas acções com e para a comunidade local.
"Oficialmente o projecto terminou em Outubro mas na prática terminará agora com a inauguração de um espaço multifuncional que servirá a comunidade com diversas actividades e variados fins como era o grande objectivo", como destaca Sofia Machado.
O desafio é "dar vida" ao Palácio da Imaginação, "continuando a trabalhar com esta comunidade que tem trabalhado para este projecto de forma muito participativa".
Ao longo do projecto foram desenvolvidas diversas actividades, nomeadamente o mercado de bairro, aulas de ginástica, oficinas diversas que vão ter um espaço próprio para a sua realização.

"É um espaço ao ar livre mas protegido onde serão realizadas muitas e variadas actividades comunitárias e todas as entidades que queiram promover actividades. E o que também pretendemos é que o Bairro seja conhecido pelo Palácio e pelas suas actividades tendo sempre como principais protagonistas as suas crianças e jovens", acrescentou.
O Palácio da Imaginação é um projecto integrado, desenvolvido pela Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, e conta com a parceria do ProChild CoLab, Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Gondar, Unidade de Saúde Familiar de Pevidém, Universidade do Minho e Associação de Moradores da Emboladoura.
O projecto Palácio da Imaginação acontece numa altura em que decorrem as obras de requalificação do Bairro da Emboladoura. As duas situações conjugadas, contribuirão para a melhorar a imagem do Bairro?

"Quem está lá e conhece, já vê com bons olhos o bairro. E quem lá vai fica cativado, como foi prova disso o mercado de bairro. E acho que o Palácio será mais um factor para que o bairro seja visto com bons olhos", sublinha Sofia Machado.
A inauguração do Palácio da Imaginação está marcada para sexta-feira às 18h00, no Bairro da Emboladoura.


Marcações: Gondar, Bairro da Emboladoura, Palácio da Imaginação

Imprimir Email