Freguesias de Guimarães promovem animação de Natal

Diversas freguesias de Guimarães promoveu programas de animação da quadra natalícia que se aproxima.

Nas Caldas das Taipas, o programa é promovida pela associação «Dar Vida à Vila» e prevê um conjunto de iniciativas, nomeadamente animação de rua que, nos príoximos dias vão animar aquela vila vimaranense.
O início dos festejos acontece sexta feira, pelas 17h45, no polidesportivo das Caldas das Taipas.

Em S. Torcato, a Junta de Freguesia promove iniciativas, nomeadamente um concurso de uma quadra de Natal para além de um conjunto de actividades e iniciativas alusivas à época.
A autarquia vai instalar uma árvore de Natal em frente à Basílica de São Torcato e vai distribuir presentes para os alunos da EB1 do Mosteiro e organizar a chegada do Pai Natal à Vila.
Trata-se de um programa que conta com a colaboração da Irmandade de São Torcato e da Associação de Pais da EB1 do Mosteiro.

Em Fermentões a Junta promove a «Freguesia Natal» que terá epicentro na escola EB1 do Motelo.
Trata-se de uma iniciativa que conta com a colaboração de oito instituições da Freguesia. Para além da Junta, aliaram-se à iniciativa a Cooperativa Farramundanes, a Casa do Povo de Fermentões, o Grupo 25, a Paróquia de Santa Eulália, o CNE, a FNA e a Associação Monte de S. Pedro.
O programa começa sábado com a abertura do Mercado de Natal e uma caminhada, com encenações natalícias, culminando com animação musical. No domingo, dia 11, continua o Mercado de Natal com a presença de cerca de 40 participantes e atracções, nomeadamente com o Pai Natal, a Casa do Pai Natal e o imprescindível Presépio.

Em Guardizela, a autarquia promove três dias da «festa da freguesia».
O programa começa amanhã, quinta-feira, pelas 15h00, com animação de rua com um grupo de bombos, seguido do levantamento do eucalipto. Às 16h30 há oferta de lanche e às 18h00 inauguração da iluminação de Natal.
O sábado fica marcado pela inauguração do arranjo urbanístico da Santa Luzia, pelas 10h00, no Largo dos Secretários e Casa da Juventude, com actuação do Grupo de Cavaquinhos, entrega de prémios escolares de 1º ciclo e apresentação do Hino da Freguesia. Pelas 22h00 sobem ao palco os DJ's Gusto e Ricardo Gordilho, para a Festa Anos 80. No domingo, o Pai Natal chega às 15h00, e o Avô Cantigas actua a partir das 16h00.

Em Penselo, a Junta de Freguesia organiza «Uma noite de Natal», com um concerto que viaja pelos clássicos da época natalícia. Com Leonel Gomes, tenor, Guilherme Moreira, barítono, e João Almeida, no piano, tem lugar na sexta-feira, a partir das 21h00. Domingo, às 15h00, junto à Igreja, decorre a iniciativa «Pencelo é Natal» que contará com uma parada de natal, casa do Pai Natal, neve, entre muitas outras surpresas.
As entradas são gratuitas.


Marcações: Freguesias, Natal

Imprimir Email