Município de Guimarães disponibiliza Pinheiros de Natal no Horto Municipal

Para obter um Pinheiro de Natal, os interessados podem dirigir-se ao Horto Municipal, localizado na zona de Monchique, freguesia da Costa, de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e as 13h00.

O espírito natalício chega aliado à preservação ambiental no Município de Guimarães. Mantendo a tradição, a autarquia vimaranense disponibiliza, de forma gratuita, pinheiros de Natal aos residentes e instituições do Concelho. Esta iniciativa, em parceria com a Direcção-Geral de Florestas, visa salvaguardar o património arbóreo, desencorajando o corte indiscriminado de árvores.
Segundo o Município, os pinheiros, provenientes de operações silviculturais em conformidade com as normativas técnicas, foram cuidadosamente seleccionados. O objectivo é permitir a celebração do Natal de forma consciente, sem comprometer os ecossistemas florestais.
Ao escolher um Pinheiro de Natal, os munícipes e instituições estão a contribuir para a protecção do património natural de Guimarães, afirma o Município.
Esta acção insere-se num conjunto de medidas promovidas pelo município, com o intuito de preservar a floresta de Guimarães. Reforça-se, assim, a importância da participação activa na manutenção dos ecossistemas locais, visando um concelho mais verde e resistente.
O Município de Guimarães apela à comunidade para que se una neste esforço conjunto de proteção do ambiente, reafirmando o compromisso com a preservação da natureza, não apenas nesta época festiva, mas como uma prática contínua ao longo do ano.

Este gesto simbólico, que alia tradição e consciência ambiental, representa um passo significativo para a promoção de um Natal sustentável e a preservação dos recursos naturais, valorizando assim o espírito de união em prol do equilíbrio ecológico, concluiu o Município.


Marcações: Natal, pinheiros

Imprimir Email