Demolições avançam em Mascotelos para alargamento do Largo de Santo Amaro

Já começaram as demolições dos imóveis adquiridos pela Câmara de Guimarães para executar a obra de requalificação e alargamento da Rua S. Vicente e Largo de Santo Amaro, na União de Freguesias de Candoso São Tiago e Mascotelos.

Na passada segunda-feira, as máquinas iniciaram o desmantelamento dos edifícios que se encontravam devolutos, permanecendo no local a casa onde reside uma inquilina octogenária que ali vive há cerca de seis décadas. "O alargamento destas vias é uma pretensão antiga, tem cerca de 30 anos. A rua é muito estreita e condiciona muito a circulação rodoviária e até dos peões", justificou o Presidente daquela União de Freguesias, ao lembrar que "o Município adquiriu as habitações para implementar um projecto de intervenção que vai melhorar os acessos, permitir uma maior visibilidade e reconfigurar toda aquela zona envolvente à igreja de Santo Amaro". 

Guilherme Paulo Abreu sublinhou que ficará por demolir uma casa. "A inquilina não quer sair da habitação, apesar das três propostas que o Município apresentou à família. As propostas foram rejeitadas e vamos aguardar a evolução das negociações. Esta obra é muito necessária para garantir o alargamento do Largo de Santo Amaro", explicou, insistindo que "a execução é urgente há muito tempo" devido à intensidade de tráfego existente naquela via.

"Os sucessivos congestionamentos verificados da Estrada Nacional 105 levam muitos automobilistas recorrem a esta via alternativa para fazerem a ligação entre Nespereira e o centro da Cidade. Será uma obra importante para aqueles que utilizam esta zona só de passagem, mas sobretudo para quem reside em Mascotelos e Candoso São Tiago porque o estrangulamento da via origina transtornos. É terrível para as viaturas pesadas e estamos numa zona industrial servida por transportes públicos e as queixas acumulam-se", descreveu o Autarca, fazendo questão de referir que as "demolições dos imóveis adquiridos pela Câmara de Guimarães são prévias à execução da obra de requalificação e alargamento da Rua S. Vicente e Largo de Santo Amaro, em Mascotelos". "Espero que o concurso público possa ser lançado ainda este ano, porque é uma intervenção muito necessária", acrescentou
Entretanto, na segunda-feira, a PSP foi chamada ao local, alertada pelo possível perigo decorrente desta intervenção para a estrutura da habitação onde reside a única inquilina que não chegou a acordo com o Município.

Confrontada com o assunto, a Câmara Municipal esclareceu que no âmbito da "empreitada que está em curso, «Demolição das casas do Largo de Santo Amaro», consta a demolição das casas, limpeza do terreno e uns pequenos ajustes quer a nível de passeios e pavimento". Ainda de acordo com o Município, "no que refere à obra de requalificação e alargamento da Rua S. Vicente e Largo de Santo Amaro, a mesma não está inserida na empreitada. Existe um prédio, que estrangula a via, que ainda se encontra ocupado e em fase de negociação para a sua demolição". Ainda segundo a Câmara, a obra de "alargamento e reperfilamento da rua de São Vicente e Largo de Santo Amaro, realizar-se-á por fases, à medida que a Câmara adquirir as casas, pela necessidade de melhorar esta acessibilidade que se encontra muito mal resolvida neste local".

 

Marcações: demolições, União de Freguesias de Mascotelos e São Tiago, alargamento do Largo de Santo Amaro

Imprimir Email