Alunos da EB 2,3 D. Afonso Henriques na final do concurso «Isto é uma ideia

Uma equipa de alunos da Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, de Creixomil, obteve o 3º lugar na final regional do concurso «Isto é uma ideia». A equipa, formada pelos alunos Afonso Oliveira, Iris Almeida, Mariana Mendes, Matilde Ribeiro, Matilde Lourenço e Vitória Santos, do 7ºC, participou numa iniciativa promovida pelo CITEVE e dinamizada pelo Clube Ciência Viva.
A final nacional do concurso realiza-se terça-feira.

A «ideia» apresentada pelos alunos vimaranenses, sob orientação do mentor José Neto, reflecte as preocupações ambientais dos alunos: um drone comandado via aplicação mobile, com GPS, sensor de infravermelhos e um software incorporado de reconhecimento dos resíduos que são
depositados nos rios, através da computação gráfica e machine learning.

O equipamento permite identificar, localizar e comunicar o lixo abandonado nos rios, mesmo em locais de mais difícil acesso, fornecendo as coordenadas GPS do local, para posteriormente serem removidos por equipas de voluntários.
O mesmo equipamento detecta também em tempo real e através de diferenças de temperatura das águas, as descargas feitas nos efluentes, permitindo a sua rápida denúncia e actuação imediata das autoridades.

Marcações: concurso , escola, D. Afonso Henriques, isto é uma ideia

Imprimir Email