Empresário Vítor Abreu diz que "em Portugal as empresas são como barrigas de aluguer"



"Em Portugal as empresas são como barrigas de aluguer". A afirmação é de Vítor Abreu empresário radicado há muitos anos em Guimarães. O empresário falava a propósito do Dia Nacional do Empresário que se assinala esta sexta-feira.
Numa altura em que o contexto internacional apresenta diversos e importantes desafios, os empresários têm um reforçado papel na sociedade. Em declarações ao Grupo Santiago a propósito da efeméride, o empresário Vítor Abreu, CEO do Grupo Endutex, falou dos desafios que se colocam actualmente aos industriais no contexto de crise energética, agravada pela guerra e a que se junta a situação climática.

Na opinião de Vítor Abreu, natural de Luanda mas radicado em Guimarães, Terra do seu pai, desde os cinco anos de idade, não estão em causa problemas conjunturais mas estruturais.
"Os governos não gostam dos empresários, o País não os trata condignamente, e obviamente que isso se reflecte. Comparo muitas vezes as empresas com barrigas de aluguer, na medida em que os empresários criam as empresas e depois o governo só fica à espera que paguem os impostos. Os empresários precisam de mais reconhecimento e valorização", afirmou.

Para Vítor Abreu, o Governo tem de estar "mais atento às dificuldades das empresas", referindo que a actual taxa fiscal "é absurda e os impostos não podem ter um peso tão grande" na actividade industrial, defendendo um "regime que não seja tão hostil à criação de emprego e ao empreendedorismo".
Reconhecendo que enquanto empresário experimentou "dias difíceis" e que nunca foi além dos cinco minutos no desejo de desistir, Vítor Abreu confessa a "paixão" pela actividade empresarial e que gostava de ver e ter em Guimarães um tecido industrial mais diversificado, nomeadamente com mais empresas estrangeiras.

Na sua entrevista falou dos desafios que se colocam ao Grupo Endutex, destacando a aposta no crescimento sustentado na inovação tecnológica e diversificação das áreas de negócios.
"O desafio é continuar a trazer para a cadeia de valor da empresa produtos inovadores e diferentes. Na parte hoteleira estaremos sempre dependentes do turismo, mas vislumbrando que é para aí que Portugal caminha. Acredito que a aposta neste ramo nos vai trazer grande rentabilidade, o desafio é criar espaços de conforto para receber quem nos visita. A parte imobiliária dependerá sempre do desenvolvimento económico do nosso País, que tem altos e baixos e o desafio é tentar superar as quebras que temos vindo a conseguir com muito trabalho", afirmou.

Sobre outros negócios que o Empresário lidera em Guimarães, Vítor Abreu destacou o projecto imobiliário para a área do Monte de Cavalinho, à estação do caminho de ferro e cerca de 10 hectares de área total, para além de um hotel de quatro estrelas superior, na zona das Hortas cuja construção deverá iniciar-se em 2023.
O Grupo Endutex tem empresas em Portugal e no estrangeiro. Conta com mais de 700 trabalhadores e facturou 110 milhões de euros em 2021 e prevê atingir os 125 milhões de euros em 2022.


Marcações: empresário, Vítor Abreu, Dia Nacional do Empresário

Imprimir Email