Guimarães regista crescimento global de 21,02% de atletas federados em cinco anos



Uma análise global aos estudos anuais realizados pela Tempo Livre, através do seu Centro de Estudos do Desporto, à prática desportiva federada no concelho de Guimarães nas últimas cinco épocas desportivas (2017/18 a 2021/22), demonstra que o crescimento do número de praticantes tem sido regular e sustentado, com exceção da época desportiva de 2020/21, fortemente afetada pela pandemia Covid-19.

Em cinco anos, Guimarães regista mais 1.405 praticantes federados, o que se traduz num crescimento global de 21,02%, sendo particularmente significativo o aumento percentual de praticantes do género feminino. Em 2022 temos mais 606 praticantes femininos, representando um crescimento de 70,14%. Relativamente ao número de praticantes masculinos o aumento foi de 16,66% no mesmo período.

Em relação às modalidades mais praticadas, o futebol assume particular destaque, agregando quase 50% dos praticantes federados do concelho de Guimarães. Em 2021/22 eram 3.804 os praticantes de futebol, o que representa um número recorde na modalidade. Outras modalidades como a Ginástica (+940%), Judo (+336%), Atletismo (+121%), Ténis (+78%), Tiro (+52%), Futsal (38%) e Padel (37%), também tiveram aumentos significativos de praticantes durante estes cincos anos. Em sentido contrário, modalidades como o Golfe (-68%), Râguebi (-42%), Hóquei em Patins (-62%) e Natação (-28%), viram o número de praticantes diminuir consideravelmente.

Analisando especificamente a realidade feminina, observam-se mudanças relevantes nas tendências de prática desde 2017/18, onde o Voleibol, Patinagem, Karaté e Ciclismo se encontravam no topo das preferências. Cinco anos depois, para além do Voleibol, são a Ginástica, o Futebol e o Andebol que reúnem maior o número de praticantes femininos no concelho de Guimarães.

Ainda assim, e apesar do crescimento muito relevante da prática feminina, continua a observar-se em Guimarães uma diferença considerável entre a prática masculina (81,82%) e a prática feminina (18,18%). Estes números também divergem da média nacional, onde a prática feminina é de 27,9%.

Uma nota, ainda, para a análise por escalão etário, onde se mantém uma diminuição progressiva no número de praticantes nos escalões de formação, desde os Sub-10/11 até ao escalão de juniores. É precisamente nos escalões de seniores e veteranos que se observa o maior crescimento de praticantes, que quase duplicou em cinco anos. Dados que poderão estar relacionados não só com o abandono precoce da prática desportiva, mas também com uma tendência acentuada de envelhecimento da população vimaranense. Se em 2001, Guimarães era o município mais jovem do Ave e Cávado (só atrás de Vizela) com um Índice de Envelhecimento (IE) de 52,0, os dados mais recentes de 2021 demonstram que já foi ultrapassado por Barcelos, Braga, Esposende e Famalicão nesta categoria, sendo o Índice de Envelhecimento atual e 161,5.


Marcações: Tempo Livre

Imprimir Email