Multiusos vai ser ampliado após "melhor ano de sempre"

As instalações do Multiusos de Guimarães vão ser ampliadas, com a criação de mais cerca de 500 lugares, ocupando a área das actuais galerias do principal acesso ao edifício.
O projecto de alargamento das instalações prevê a construção de uma nova bancada, camarotes empresariais e uma tribuna VIP.

A revelação foi feita pelo Presidente da Tempo Livre, numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, à mesma hora em que há 21 anos foi inaugurado o Multiusos, pelo então Primeiro Ministro, António Guterres. "Pioneirismo" foi a palavra que Amadeu Portilha utilizou para qualificar "a mudança de paradigma" pelos "serviços inovadores de apoio desporto" em Guimarães ao longo das últimas duas décadas.

Depois de fazer uma retrospectiva dos principais projectos implementados pela Tempo Livre, o responsável defendeu a importância de modernizar as instalações do equipamento central da sua acção no território. "Precisamos de aumentar a capacidade do Multiusos, porque estamos a perder competitividade. Ao nosso lado nasceram nos últimos 10 anos muitos 'multiusos', em Braga, no Porto, em Gondomar e até Gaia vai ter um Multiusos. Estamos rodeados de multiusos por todos os lados", assinalou Amadeu Portilha, ao desafiar: "temos de investir na modernização destas instalações".

O repto foi lançado e o projecto de arquitectura está concluído. "Nas galerias será criado um novo balcão. Se for possível, em 2023, gostaríamos de avançar com a obra que vai permitir construir 13 boxes com 14 lugares cada uma, o que aumentará a lotação, juntamente com os camarotes empresariais e a tribuna VIP", descreveu, continuando: "a galeria continuará a ser circulável e o acesso será feito por uma nova escadaria. O projecto será todo construído em estrutura metálica, sem betão, de forma a ser fácil de edificar".

O Presidente da Tempo Livre revelou que 2022 está a ser "o melhor ano de sempre do Multiusos de Guimarães", com o acolhimento de cerca de 50 eventos. "Batemos todos os recordes de bilheteira desde que fizemos contabilidade. Nos últimos 10 anos, o Multiusos já fez só de bilheteira quase 20 milhões de euros. É uma grande riqueza para a economia local, correspondendo a muitos milhões de espectadores que vindo aos concertos e espectáculos desportivos, deixam dinheiro nos hotéis, nos restaurantes, no comércio local. Isto só é possível porque temos a obsessão por cada vez termos mais gente, cumprindo a nossa missão e ter as nossas instalações com gente dentro, muito ocupadas", sublinhou Amadeu Portilha, ao anunciar a realização de estudos para a ampliação do Scorpio, para a construção de um bar de apoio à Pista de Atletismo e requalificação do pavilhão do INATEL - Almor Vaz. "Falta é arranjar dinheiro para isto tudo", frisou.

O Presidente da Câmara expressou "gratidão" e "reconhecimento pela história de sucesso" da Tempo Livre, fazendo questão de destacar a liderança do seu antecessor António Magalhães, actual Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa e que também participou na conferência de imprensa. Domingos Bragança salientou o alinhamento dos projectos que estão a ser desenvolvidos pela Tempo Livre com as políticas municipais, destacando a aposta na formação na área do desporto e na prática de actividade física.

Quanto aos investimentos, o Presidente da Câmara considerou prioritária a necessidade de modernizar o Multiusos, com o investimento na sua ampliação.

Marcações: Multiusos, Tempo Livre, ampliação

Imprimir Email