Guimarães investe 300 mil euros com animação de Natal e dinamização das ruas da Cidade

Guimarães vai transformar-se na Cidade Natal, com um programa que começa no próximo dia 1 de dezembro e que inclui o Mercado de Natal, no Largo Condessa do Juncal, animação de rua e festa da passagem de ano, no Largo do Toural, com um espectáculo de videomapping na fachada da Basílica de São Pedro.

O Largo do Toural será o espaço central da iniciativa, onde ficará a árvore iluminada, a casa do Pai Natal e um carrossel "parisiense".

A dinamização da Cidade na próxima quadra natalícia envolve um investimento total de cerca de 300 mil euros, com o objectivo assumido de "trazer as pessoas às ruas da cidade para vivenciarem a magia do Natal". "É um programa dirigido às famílias e, em especial, às crianças", observou o Vereador da Cultura.

Na conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira, Paulo Lopes Silva fez questão de vincar a vontade de "dinamizar todas as vertentes da cidade, com animação apelativa para quem aqui reside e trabalha, mas também para quem nos visita".

"A cidade faz-se de diferentes sensibilidades, de diferentes propostas e investimentos. Nesta época, queremos que todas as pessoas do concelho venham à sala de visitas e a todo o miolo central da Cidade", afirmou, manifestando o desejo de que Guimarães também se torne mais atractiva do ponto de vista turístico.

"Há um investimento na componente do Mercado de Natal, nos elementos decorativos das ruas, nos Concertos de Natal, no concerto de Ano Novo e na Passagem de Ano", salientou o Vereador da Cultura, indicando que "este será o ano com mais ruas iluminadas". "É um investimento importante para gerar a magia do Natal, com dinamização da Cidade e a atractividade nesta época em que as pessoas visitam propositadamente as cidades", continuou, destacando a parceria estabelecida com a Associação Sol no Miral/Teatro da Coelima e a Associação Vimaranense de Hotelaria.

Durante os dias de maior animação de rua, o trânsito será condicionado em algumas artérias da cidade, numa "experiência" que será avaliada.

A animação de rua e toda a ambientação da cidade estarão a cargo da Associação Sol no Miral - Teatro Coelima. Rui Fernandes revelou que será uma oportunidade de apreciar o talento existente em Guimarães, num ambiente onde não faltarão as diversões, estando envolvidos no projecto cerca de meia centena de figurantes e actores que vão protagonizar os diferentes momentos do programa de animação de Natal.

No dia 1 de dezembro, pelas 17h00, a parada natalícia vai sair da Alameda Alfredo Pimenta, percorrendo a Rua Gil Vicente, Rua de Santo António, Rua da Rainha, Largo da Oliveira, Rua Alfredo Guimarães e Alameda de São Dâmaso, sendo esperada a chegada ao Largo do Toural às 17h30, altura em que abrirá a Casa do Pai Natal e serão ligadas as iluminações natalícias.

No Largo Condessa do Juncal, será montada uma tenda, onde funcionará o mercado de Natal.

De sublinhar que, a passagem de ano será no Largo do Toural, com vários Dj's e projecções de videomapping, numa parceria do Município com a Associação Vimaranense de Hotelaria, sendo esperada a presença de 30 mil pessoas no evento.

O programa «Guimarães, Cidade natal» engloba as comemorações do 21º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da UNESCO, no dia 13 de dezembro, data que será assinalada com a iniciativa "Património Iluminado", às 18h00, no Largo da Oliveira e Paço dos Duques de Bragança e um concerto às 19h00.
Destaque ainda para para os Concertos de Natal, nos dias 3, 4, 11 e 17 de dezembro; a terceira edição das jornadas do grande órgão histórico, da igreja de Nossa Senhora da Oliveira; e o espectáculo musical de encerramento das comemorações dos 10 de Guimarães - Capital Europeia da Cultura. O grupo A Outra Voz vai actuar no dia 21 de dezembro, no grande auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural de Vila Flor.

O Concerto de Ano Novo dará as boas-vindas ao novo ano no dia 1 de Janeiro, às 17h00, com a Orquestra de Guimarães e participação da Academia de Bailado de Guimarães, no Centro Cultural de Vila Flor.

Marcações: Guimarães Cidade Natal

Imprimir Email