Intensificam-se esforços para desbloquear processo de restauro e reabilitação da igreja da Costa

O Presidente da Câmara de Guimarães comprometeu-se a reiterar os esforços já desenvolvidos junto do Governo para conseguir travar o avanço da degradação na igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa.

A posição foi transmitida na passada quinta-feira, durante a audiência concedida por Domingos Bragança à Comissão constituída no âmbito da Assembleia de Freguesia da Costa em defesa da preservação daquele monumento nacional.

"O Sr. Presidente teve a oportunidade de expor as diligências que tem sido feitas no sentido quer da reparação, quer da reabilitação da igreja. Aquilo que nos transmitiu foi que neste momento aguarda o agendamento de uma reunião que conta que seja marcada brevemente com a Secretária de Estado da Cultura, esperando também reunir com o Ministro da Cultura", adiantou Alexandre Barros Cunha, insistindo que na agenda desses encontros estarão as preocupações relacionadas com a obra "para parar a degradação a que aquele monumento nacional está sujeito e numa segunda fase reivindicar uma intervenção de reabilitação de grande escala em toda a igreja".

O Presidente da Assembleia de Freguesia da Costa fez questão de realçar que o Edil deu nota que estas diligências junto da Secretária de Estado da Cultura e junto do Ministro da Cultura surgem "na continuidade do trabalho que vinha fazendo com o Governo anterior que se teria comprometido a avançar com a reparação para parar a degradação e com uma reabilitação de grande escala em todo o monumento".

Preocupado com o estado de deterioração em que se encontra o telhado da igreja com as consequentes infiltrações e repercussões nos bens artísticos, sem que tenha sido assumido um compromisso para a resolução do problema, Alexandre Barros Cunha frisou que a Comissão irá agendar uma reunião com a Directora Regional de Cultura do Norte "para fazermos um ponto de situação sobre o processo que esperamos que brevemente". "O telhado exige uma reparação de monta. É uma emergência", sustentou, ao salientar que os trabalhos da Comissão só terminarão "quando a igreja estiver completamente reabilitada". Esta Comissão integra os presidentes da Assembleia e Junta de Freguesia da Costa, o pároco de Santa Marinha da Costa, o Juiz da Irmandade da Penha, o Presidente da Muralha e um representante da Sociedade Martins Sarmento.

Neste processo, o Ministério das Finanças surge envolvido porque é proprietário do imóvel e o Ministério da Cultura por se tratar de um Imóvel de Interesse Público.
Estima-se que a intervenção necessária ronde os quatro a cinco milhões de euros.

A Igreja da Santa Marinha da Costa, integrada no Mosteiro com o mesmo nome, é um edifício cuja construção se estima remontar ao século IX. Foi ampliada pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho no século XII e o mesmo aconteceu no século XVI com os frades da Ordem de S. Jerónimo que ali instalaram um colégio onde se ministravam estudos preparatórios de humanidades e artes e os estudos de ensino superior em Teologia.

Em 1936, o Mosteiro e a Igreja de Santa Marinha foram classificados como Imóvel de Interesse Público.
Depois de ser atingido por um grande incêndio em 1951, o Estado adquiriu o imóvel e iniciou obras de recuperação.

Marcações: igreja de Santa Marinha , obras de reabilitação

Imprimir Email