EXPOSIÇÃO: Vitória SC do nascimento ao tempo presente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

É uma exposição retrospectiva do Vitória SC, desde o seu momento fundador em 1922 até à actualidade, e pode ser visitada no edifício do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Na cerimónia inaugural realizada ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães enalteceu a importância desta iniciativa para a compreensão do passado do Vitória Sport Clube “que muitas vezes se confunde com a história da Cidade”. Domingos Bragança fez alusão ao fenómeno gerada pelo futebol, mas também destacou o contributo das outras modalidades que diversificam a actividade desportiva e que tantos êxitos têm proporcionado ao clube.

“Queremos que este legado continue a ser afirmado. Ele está associado à forte identidade dos vimaranenses. Onde estivermos, sente-se esse enraizamento. Com esta identidade tão forte sabemos que temos um enorme futuro pela frente. Todos os sócios o querem, todos os vimaranenses e até todos os portugueses o querem, porque aproxima-se a celebração do momento fundador de Portugal e foi aqui que nasceu Portugal e o primeiro Rei Afonso Henriques, que nos inspira nas conquistas e para fazermos mais e melhor. Mas, só faremos mais e melhor sabendo a nossa história e conhecendo a narrativa que esta exposição tão bem permite conhecer e viver intensamente”, observou, agradecendo o trabalho da equipa do Arquivo, ao Vitória SC, ao grupo responsável pelas comemorações do centenário e a todos aqueles que cederam documentos e objectos que preenchem o espólio desta exposição.

O Presidente do Vitória SC congratulou-se com o resultado desta exposição e agradeceu ao Arquivo e à Autarquia o esforço que permite partilhar com o público uma cronologia referente à evolução do Clube. “Há momentos em que temos de parar e olhar para o que aconteceu, para o legado construído pelos que nos antecederam. O mais importante é o emblema do nosso clube e quando entramos aqui sentimos isso. Para mim, é uma responsabilidade enorme”, admitiu António Miguel Cardoso, acrescentando “é uma iniciativa que nos deixa muito sensibilizados” porque permite viajar no tempo e identificar a estrelas do clube e o que muito fizeram pela sua projecção.

Por sua vez, Nuno Fernandes, da Coordenação da Comissão do Centenário do Vitória SC, considerou que “esta exposição ajudará a alavancar as comemorações”. “Temos organizado bastantes eventos abertos a toda a comunidade. Está aqui um pedaço da história do Clube, um bom ponto de partida para conhecermos a dinâmica desportiva e cultural gerada pelo Vitória”, disse, agradecendo à equipa e a todos aqueles que cederam as peças que se encontram na exposição e fazendo um apelo à visita.

Na abertura da sessão, Pedro Costa, do Arquivo Municipal e responsável pela coordenação da exposição, explicou os contactos efetuados que permitiram a recolha e selecção de informações e objectos para elucidar a história do clube desde 2022. Os diferentes campos em que a bola rolou ao serviço do Vitória SC, equipas e jogadores de futebol, as diferentes modalidades e a força dos adeptos podem ser apreciadas nesta mostra que faz jus a este património que é parte da cultura e da identidade vimaranense.

Marcações: centenário, Vitória Sport Clube, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Centenário Vitória SC

Imprimir Email