Comodato do Teatro Jordão desafia para projectos do futuro de Guimarães

O Presidente da Câmara Municipal considera que o comodato assinado com a Universidade do Minho e o Conservatório de Guimarães, da Sociedade Musical de Guimarães, sobre o Teatro Jordão e a Garagem Avenida, desafia para novos projectos de futuro.

Domingos Bragança agradeceu o "trabalho de excelência" que as duas instituições têm desenvolvido em prol de Guimarães e lembrou que há muito trabalho e desafios pela frente.
Concluída a requalificação dos edifícios do Teatro Jordão e Garagem Avenida e oficializado o comodato, o Presidente da Câmara recusa a ideia de "saborear o que temos, expressando o nosso contentamento pelo que realizamos". Mas não. O Presidente da Câmara considera que estão criadas condições que remetem para "muito trabalho que temos pela frente". E esse trabalho tem a ver com "novos projectos e novas parcerias para desenvolver em conjunto com todas as entidades que tenham convergência com a nossa visão de futuro". Uma visão que aposta na reiterada fórmula sustentada na cultura, educação e ciência.
Para Domingos Bragança a construção de uma sociedade de futuro passa, necessariamente, pelo "entrelaçar da cultura com a ciência" sem esquecer a indispensável sustentabilidade ambiental sem a qual não há futuro.
Na cerimónia que decorreu no Teatro Jordão ontem, o Reitor da Universidade do Minho reiterou que o comodato celebrado com o Município "é exemplo da relação única" em Portugal.

Rui Vieira de Castro manifestou a sua satisfação por "mais um importante momento" que promove a possibilidade da Universidade do Minho "poder desenvolver os projectos que queremos que sejam emblemáticos". Perante um "espaço de elevada qualidade" que o Município disponibiliza à Academia, Rui Vieira de Castro deixou uma palavra de "reconhecimento e agradecimento" a Domingos Bragança.
Agradecimento pela cedência de um "espaço de excelência", foi a primeira ideia transmitida pelo Presidente da Sociedade Musical de Guimarães. Vítor Matos realçou que com as actividades sediadas no Teatro Jordão, o Conservatório de Música da Sociedade Musical de Guimarães, fica com "novas perspectivas de trabalho que permitem desenvolver os mais diversos projectos" na área da formação e investigação musical.

Nos termos deste contrato de comodato, o Município disponibiliza, a título gratuito, os edifícios reabilitados do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida para instalação das licenciaturas em Teatro e em Artes Visuais, ministradas pela Universidade do Minho, e do Conservatório de Guimarães, da Sociedade Musical de Guimarães.


Marcações: Teatro Jordão, Garagem avenida, comodato

Imprimir Email