24 de Junho de 1128: Sessão solene no Campo de S. Mamede apela à participação popular

O Município de Guimarães apresentou esta quarta-feira o programa de mais um aniversário do «Dia Um de Portugal», iniciativa que evoca a Batalha de S. Mamede. O programa revelado aponta para "a grande novidade" que tem a ver com a realização da sessão solene no Campo de S. Mamede. O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, fala de uma opção que tem por objectivo o envolvimento popular no momento alto do programa.
"O objectivo é transformar a sessão não apenas no dia da sessão solene da Cidade mas numa sessão participada por todos e onde todos possam estar".
Ainda de acordo com o Vereador da Cultura "será uma sessão animada por agentes culturais locais, pretendendo-se que seja transformada num espectáculo atractivo e agradável" para todos que queiram participar num "momento que se deseja que seja de festa".

O programa apresentado, da responsabilidade da Câmara Municipal, conta com o apoio da Sociedade Martins Sarmento, da Muralha e do Museu de Alberto Sampaio e tem três momentos distintos. Para além da comemoração de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, o programa contempla 10ª edição da Feira Afonsina e as III Jornadas Históricas, este ano subordinadas ao tema «Mesteres e Mesteirais da Idade Média».

A Feira Afonsina decorrerá entre os dias 23 e 26, um evento que está de regresso depois de dois anos de suspensão devido à pandemia. A edição deste ano centra-se no papel do Clero. O evento decorrerá no Centro Histórico e na envolvência do Paço dos Duques e Castelo.
A Feira terá como novidade o "quotidiano monástico" e um acampamento templar, no Museu de Alberto Sampaio e em frente ao edifício da Câmara Municipal e ainda um acampamento junto ao Paço dos Duques de Bragança, com recriações e histórias para crianças.

No âmbito do programa será editada mais uma edição da revista Afonsina que terá versão digital.
O programa do 24 de Junho de 1128 incluirá as tradicionais inaugurações promovidas pelo Município que não foram ainda reveladas. Haverá ainda as condecorações honoríficas que ainda não são conhecidas e dois concertos, de órgãos e sinos, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

Marcações: Batalha de S. Mamede , programa, 24 de Junho de 1128

Imprimir Email