VÍDEO: Teatro Jordão e Garagem Avenida: O novo berço da cultura vimaranense

Foi com emoção e nostalgia que o palco e os bancos da plateia e balcão voltaram a sentir o calor humano.  A inauguração da requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida aconteceu este sábado, num projecto de recuperação que consubstancia um investimento de 12 milhões de euros, com o apoio do FEDER em cerca de 10 milhões de euros.

Nos edifícios requalificados, vai funcionar a Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e a Escola de Música do Conservatório de Guimarães.

O Teatro Jordão data da década de 30 do século passado e é um exemplar típico dos cineteatros construídos à época no país, tendo constituído então um marco de modernidade no seu contexto urbano. O "Edifício Jordão" vai acolher o auditório com uma capacidade para 400 lugares, com uma estrutura flexível, a Escola de Artes Performativas, Escola de Música e Salas de ensaio de Bandas de Garagem, desenvolvendo-se tudo em cinco pisos.

Já a "Garagem Avenida" recebe a Escola de Artes Visuais, distribuída por quatro pisos, que disponibiliza espaços para atelier, salas de projecto e desenho, espaços administrativos, sala de apoio a docentes e galeria de exposições.

Foi ainda construída, no âmbito da empreitada, uma nova passagem pública por escadas entre a Rua de Vila Flor e a Avenida D. Afonso Henriques.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente do Conservatório de Guimarães, Vítor Matos, sublinhou o dia "histórico" para Guimarães. "Esta requalificação demonstra a grande conquista de Guimarães como um território pioneiro e vanguardista de uma cultura de conhecimento centrada no domínio das artes", disse.  

Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, falou de um momento de "grande alegria" para os vimaranenses e para a Universidade. "A conclusão deste processo de reabilitação de património que vai ser revitalizado, com projectos culturais, educativos e científicos de grande relevância, enquadrado num processo de valorização", apontou. 

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, reiterou um dia marcante para a cidade de Guimarães. "É uma marco para o nosso território e uma marca que acredito ser estratégico para o nosso crescimento. A cultura, a educação e a ciência são três pilares que farão de Guimarães uma cidade aberta, cosmopolita, contemporânea e sustentável. Já éramos um importante centro de consumo cultural. A partir de hoje, seremos também conhecidos como território promotor e formador de arte e cultura", apontou.      

Marcações: Teatro Jordão, Garagem avenida, requalificação

Imprimir Email