Teatro Oficina apresentou os rumos e desejos para 2022

Foi em "última hora" que a cooperativa cultural A Oficina apresentou os novos rumos, desejos e vidas do Teatro Oficina para o ano de 2022. «O ano do nosso desconfinamento», nome do programa, vai ocupar o Espaço Oficina durante todo ano com a direção artística de Sara Barros Leitão. 

Um pouco desvirtuado das regras, o programa contempla um podcast que está inicialmente previsto para funcionar quinzenalmente. «tentativa-erro» não tem ainda duração, nem data e muito menos guião, mas será o eixo central do pensamento artístico para 2022. Há também uma biblioteca com livros que podemos encontrar naquele espaço. A ideia passa por catalogar os livros do Espaço Oficina e os que ainda vão ser adquiridos. Um projecto intitulado de «Anti-biblioteca e anti-leituras». 

Há ainda um «Assalto ao arquivo», num projecto de tratamento, catalogação, recuperação e conservação do arquivo e do espólio do Teatro Oficina. 

Ao programa não podiam faltar as Jornadas de Teatro, que terão dois momentos, sendo o primeiro dedicado aos estudantes de teatro e o segundo aos profissionais da área, onde serão propostas masterclasses. 

Ao longo do ano vão decorrer as Oficinas do Teatro Oficina, com turmas para várias idades. Por último, o Teatro Oficina vai apresentar uma criação original. «Há ir e voltar» pode ser ou não o nome provisório da peça, segundo Sara Barros Leitão, mas é certo que terá pelo menos três semanas em cena no Espaço Oficina. A estreia está marcada para o dia 22 de Setembro.

A directora artística d’A Oficina, Fátima Alçada, destacou a qualidade do espaço, com "excelentes" condições para receber o Teatro Oficina. Já Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e presidente d'A Oficina, espera que o espaço seja um "ponto de encontro" para a "criação". "O Espaço Oficina é um local que tem muitas vidas", atirou Paulo Lopes Silva, acrescentando que espera que 2022 seja um ano para "criar" e "pensar o futuro" e não só apenas um ano de "festa" do décimo aniversário da Capital Europeia da Cultura.

Marcações: A Oficina, Teatro Oficina, Sara Barros Leitão

Imprimir Email