Obra reforça capacidade das bacias de retenção do parque da Cidade de Guimarães

A Câmara Municipal tem em curso uma obra que tem por objectivo reforçar a capacidade das bacias de retenção do parque da Cidade. A intervenção conduz as águas pluviais para a bacia de retenção do Parque da Cidade, mais a montante das três bacias. A obra entrou na sua última fase, agora com o início dos trabalhos na Rua Calouste Gulbenkian, nas imediações da Escola João de Meira.

O projecto aponta para o desvio de águas pluviais da Praça da Igualada para a bacia do Parque da Cidade, onde está a ser criada uma comporta nova na actual bacia, perto do parque desportivo do Parque da Cidade, com o objectivo de aumentar a capacidade instalada da primeira bacia de retenção e melhorar o desempenho das outras a jusante, e evitar ainda mais a ocorrência de cheias na baixa da Cidade.
Essa comporta vai acolher primeiramente as águas pluviais provenientes da montanha, armazenando-as na primeira bacia, antes de chegarem às duas bacias de retenção existentes no Parque das Hortas.

Com a realização da fase final desta intervenção, o trânsito na Rua Calouste Gulbenkian decorrerá de forma alternada com recurso a semáforos, com obrigatoriedade de viragem à direita para os veículos que seguem na Rua da Marcha Gualteriana e impedimento de estacionamento no lado oposto da Rua Calouste Gulbenkian.

A necessidade do impedimento de estacionamento acontece devido à impossibilidade física em aceder aos locais, enquanto decorrem os trabalhos. A circulação de peões está devidamente assegurada, assim como a respetiva sinalização. A realização da obra tem final previsto para o dia 18 de Junho.


Marcações: Parque da Cidade, águas pluviais, bacia retenção

Imprimir Email