Já se iniciaram as obras na antiga escola de Santa Luzia para residências universitárias
Já se iniciaram as obras no antigo edifício da escola de Santa Luzia. A obra, da responsabilidade da Universidade do Minho, vai reabilitar o edifício, na Rua Francisco Agra, para residências universitárias.
De acordo com os termos do referido concurso, o prazo para a execução da obra é de 12 meses, sendo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
De acordo com o projecto, a antiga escola de Santa Luzia vai ter 150 camas para dar resposta à falta de residências para estudantes universitários.
Segundo os responsáveis da Universidade do Minho, existe uma "premente necessidade de criar condições para albergar não só alunos como também muitos dos cerca de seis mil bolseiros daquela academia.
Recorde-se que o edifício foi cedido durante 50 anos pela Câmara de Guimarães à Universidade do Minho em 2022, depois de o ministro das Finanças ter confirmado financiamento, através do PRR.
A proposta de transformação da antiga escola em residências universitárias foi apresentada pela Câmara Municipal de Guimarães à Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade que representa o Estado na qualidade de proprietária do imóvel.
A proposta da Câmara tinha duplo objectivo: promover a reabilitação do edifício e contribuir para minimizar o problema da falta de residências para estudantes da Universidade do Minho.
Actualmente, a Universidade do Minho tem quatro residências universitárias, a de Santa Tecla e Professor Lloyd, em Braga, e a de Azurém e na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Guimarães, o que totaliza 1.399 camas.
Marcações: escola santa luzia, residências universitárias