Moradores de Creixomil contestam prédio para residências universitárias em «área verde»

Um cidadão vimaranense foi à Assembleia Municipal insurgir-se contra a aprovação de um edifício para residências de estudantes universitários na Rua Miguel Torga, na freguesia de Creixomil.

De acordo com António José Melo, a Câmara viabilizou a construção de um prédio, junto à Horta Pedagógica e ao Pavilhão Multiusos, que prevê seis andares acima do solo e dois subterrâneos. Um prédio viabilizado para um terreno que "era reserva agrícola" e que após revisão do PDM passou a ter viabilidade de construção. O edifício foi aprovado para um terreno onde o Município tinha 975 m2 que foram alienados criando as condições que permitem a construção do polémico edifício numa área de 2.007 m2.
"A Câmara invocará o interesse Municipal, mas será que se trata de interesse Municipal ou de um particular", questionou o interveniente que falava em nome de outros moradores da Rua Miguel Torga, lamentando que um espaço verde vai ser "invadido" pelo betão.

Sendo que a Câmara está impedida de se pronunciar na Assembleia Municipal sobre intervenções do público, a líder da bancada do PS, Gabriela Nunes, prometeu analisar o assunto sendo que está em causa um prédio "projectado e aprovado" que procura responder a necessidades da comunidade e cuja análise deve ter em conta a "necessidade de equilíbrio entre o impacto da construção e as necessidade do território". Sónia Ribeiro, do BE, manifestou discordância com uma alienação de terreno por parte da Câmara para permitir a construção e Torcato Ribeiro, defendeu que a Câmara "deveria ter informado previamente o que se pretendia para o referido terreno para que as pessoas não se sentissem enganadas". Paulo Peixoto do CDS confessou-se "estupefacto" e o PSD acusou a maioria socialista de "incoerência" quando diz pretender ser Capital Verde Europeia e fazer opção pelo "betão".


Marcações: Creixomil, Rua Miguel Torga, residências universitárias

Imprimir Email