Guimarães celebra a Semana da Criança com programação especial

O Município de Guimarães promove, a partir desta sexta-feira e até ao próximo dia 5 de Junho, as comemorações do Dia Mundial da Criança, numa organização em parceria com várias entidades do Concelho.

De acordo com o programa, esta sexta-feira, a Fraterna (Porta 7 - E8G, Programa Escolhas) e o ProChild CoLAB vão celebrar a segunda edição do evento «Habitar o Brincar», na EB1 de Gondar.
No dia 31, será apresentado o livro «Feliz na Escuridão», de Pepe Guimarães.
O autor narra a história verídica de Fernandinho, uma criança desprovida do sentido da visão, que apesar das dificuldades encontradas, foi uma criança feliz.
A apresentação do livro ocorrerá no Jardim da Biblioteca Municipal Raul Brandão, às 16h30.

No âmbito das comemorações da Semana da Criança do ano passado, o Município de Guimarães e o ProChild CoLAB realizaram uma auscultação junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico dos 14 agrupamentos de escolas do Concelho. Um ano depois, no dia 1 de Junho, será feita a devolução das sugestões e preocupações das crianças através da apresentação de um «flyer» elaborado para o efeito.
Esta iniciativa visa garantir a participação efectiva das crianças nos processos de decisão e contribuir para a estratégia de tornar Guimarães uma «Cidade Amiga das Crianças».

Também no dia 1 de Junho, os refeitórios das escolas do Concelho oferecerão ementas especiais do Dia da Criança. Esta acção surge na sequência da auscultação realizada no ano anterior e das sugestões das crianças.
No dia 2 de Junho, será realizada a Festa do Dia Mundial da Criança, no Parque da Cidade. Esta iniciativa, organizada pelo Município de Guimarães em parceria com várias entidades locais, visa promover o direito a brincar e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Serão disponibilizadas diversas actividades, como piquenique, espaços de brincadeiras, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas e música.


Marcações: Dia Mundial da Criança

Imprimir Email