Guimarães a caminho de se tornar "referência em gestão urbana"



Guimarães marcou presença numa mesa redonda realizada na Universidade do Minho, subordinada ao tema «City Catalist to sustainable Cities», integrada no Seminário City Catalyst: Normalized City Analytics, dedicado às Cidades Inteligentes.

O Município fez-se representar pelo Vereador responsável dos Sistemas Inteligentes e de Informação.
Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva destacou que o desenvolvimento sustentável é uma área prioritária do executivo e que será um foco de investimento nos próximos anos, reforçando a importância da utilização de dados recolhidos nas cidades para o apoio à decisão. Esta abordagem, baseada, não só, mas também, na recolha e análise de dados, procura ajudar as cidades a tomarem decisões mais informadas, a promover a eficiência na gestão urbana e a melhorar o bem-estar dos cidadãos.

“As políticas têm que estar centradas no cidadão, para que possamos melhorar a sua qualidade de vida”, afirmou Paulo Lopes Silva.
O projecto CityCatalyst é uma iniciativa que procura implementar soluções para a integração e análise de dados e sua interoperabilidade nas diferentes plataformas tecnológicas existentes nos vários ecossistemas de cada uma das cidades que colaboraram no projecto. A iniciativa, impulsionada por várias empresas e centros de investigação, tem como objetivo não só facilitar a integração de dados de diversas fontes, como facilitar correlação e partilha entre as cidades.

Para o demonstrador de Guimarães, o Município disponibilizou dados de mobilidade e qualidade do ar recolhidos em tempo real que estão a ser utilizados num caso de estudo onde se pretende garantir a normalização na recolha, gestão e partilha desta informação de forma a simplificar a correlação e interoperabilidade com outros sistemas.

Imprimir Email