Plano de Desenvolvimento Social de Guimarães quer combater a pobreza e diminuir o desemprego

A diminuição da pobreza, do desemprego e da exclusão social são os objectivos prioritários apontados no Plano de Desenvolvimento Social apresentado ontem pela Câmara Municipal de Guimarães, numa sessão realizada no auditório da Universidade do Minho.

Na sessão em que estiveram representantes de diversas instituições ligadas ao sector social do Concelho, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, assinalou a importância do diagnóstico para a definição das respostas sociais.
"Vivemos um tempo em que diagnosticamos muitas das falhas que representam emergências sociais para as quais precisamos de recursos financeiros para criar as respostas necessárias", destacou o Edil.
Domingos Bragança sublinhou o trabalho das instituições sociais do Concelho, considerando o documento um instrumento para responder às necessidades identificadas.
"Se soubermos qual é o caminho estaremos mais seguros do trabalho a realizar. O caminho é difícil e apresenta variadas necessidades neste tempo complexo em que vivemos e que provoca exclusão devido a uma sociedade de economia competitiva", sublinhou.

Neste contexto, realçou a importância de "políticas sociais" transversais que convocam a responsabilidade de todos.
"Vivemos um tempo desafiante mas também estimulante. Se trabalharmos em parceria como temos feito,teremos o retorno de um serviço melhor e conseguiremos aliviar a pressão que sentimos actualmente. Temos de olhar o horizonte sem desistir", concluiu.
O Plano de Desenvolvimento Social nota que em Guimarães verifica-se "uma aceleração do envelhecimento demográfico com a rápida inversão da pirâmide etária" que revela a necessidade de promoção da natalidade. Porém, é um problema que "o forte aumento da migração (e dos refugiados) no concelho de Guimarães" tem permitido atenuar.
O documento considera ainda "estratégico e prioritário" reforçar a atractividade demográfica, perspectivar a projecção de políticas de desenvolvimento social que fixem e atraiam a população jovem". Fundamental é ainda a aposta na escolarização e formação profissional para dar resposta à "forte escassez de mão-de-obra, mas que assenta num modelo de empregabilidade baseado na precariedade laboral e nos baixos salários".

Na sessão usaram também da palavra o Director da Segurança Social de Braga, João Ferreira, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal, Paula Oliveira, que destacaram a qualidade do trabalho desenvolvido em rede pelos diversos agentes das entidades sociais do Concelho e António Batista, consultor da Câmara para os assuntos sociais.


Marcações: plano, social, Desenvolvimento

Imprimir Email