AVH pede "calma" e "paciência" na discussão do projecto de pedonalização de Guimarães

A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) pede ao poder político e ao poder associativo "a calma e a paciência necessárias para discutir os prós e os contras da forma mais tranquila e amistosa possível" a pedonalização do centro da cidade de Guimarães.

Em comunicado, a AVH regista "um aumento de tensão no que toca à discussão sobre o projecto para a pedonalização", nos últimos tempos, pedindo "para que todos os intervenientes nessa discussão consigam, de forma democrática e serena, discutir um assunto que será transformador para a evolução de Guimarães enquanto cidade".

"Não discutindo opiniões, esperamos apenas que, quer poder político, quer poder associativo, tenham a calma e a paciência necessárias para discutir os prós e os contras da forma mais tranquila e amistosa possível", refere a associação, ao frisar que "até à data não é conhecido qualquer projecto ou ideia de como será a transformação dessa zona urbana e, assim sendo, cabe ao poder associativo vimaranense aguardar para que o projecto seja apresentado à sociedade local".

"Após a apresentação do mesmo, esse deve ser analisado e discutido internamente, entre aquilo que é a decisão política e aquilo que será o ponto de vista de quem diariamente vive a cidade e nela trabalha ou habita", considera a AVH, mostrando disponibilidade para trabalhar com a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, "a quem desde já lançamos o repto, para que, de forma conjunta, possamos analisar e apresentar ao município as ideias ou os melhoramentos necessários para uma maior harmonia entre todos os envolvidos no processo". "Mas para isso será essencial que o debate sobre estes temas seja feito da forma mais institucional e serena possível. Não podemos usar assuntos que são de enorme importância para todos os vimaranenses e transformá-los em agenda mediática que em nada vem tranquilizar e ajudar os envolvidos, sejam eles moradores, habitantes da cidade ou até mesmo os empresários ( seja qual for a sua área de atividade)", continua o comunidade, alegando que "o município deve também ser mais explicativo e sucinto no que toca à apresentação ou definição daquilo que pretende com todo este dossier".

"Exige-se do poder local que seja um lugar no qual todas as opiniões contam e tenham, com o devido respeito e elevação, direito uma opinião sincera e interventiva", defende a AVH, desafiando o Presidente de Câmara para que "seja mais audaz e ambicioso, e que projecte também uma ideia de requalificação para o Largo da Condessa do Juncal, cada vez mais um ponto cinzento no centro Histórico de Guimarães. A sua requalificação, a par do que foi feito no largo de Donães, ajudará ao crescimento do Centro Histórico e melhoramento da vida daqueles que o usam diariamente". "Apresentaremos esta nossa ideia em sede própria e com a maior responsabilidade possível, para que em conjunto se possa trabalhar no melhoramento de Guimarães enquanto cidade", garante.

"A Associação Vimaranense de Hotelaria já se pronunciou a favor da ideia de projecto de pedonalização, mas estaremos obviamente flexíveis a mudar de opinião, caso o projecto apresentado não corresponda à expectativa daquilo que são os interesses do setor que representamos, mas também do interesse dos vimaranenses e das outras áreas económicas envolvidas. Um maior consenso em torno deste tema trará uma melhor definição e resolução para problemas: temos, todos, a responsabilidade de trabalhar e de fazer o melhor pelos vimaranenses e por aqueles que acreditam em nós para assegurar os seus melhores interesses", indica a AVH, apelando à "união". "A AVH quer ser a ponte e o elo que liga todos, para que, no final do dia, Guimarães e os Vimaranenses fiquem a ganhar", conclui o comunicado.

Marcações: Associação Vimaranense de Hotelaria, pedonalização

Imprimir Email