Reunião de Câmara: Aprovado apoio de 47 mil euros para “Festival Guimarães Entrepalcos”

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou por unanimidade esta quinta-feira a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 47 mil euros, à Associação Vimaranense de Hotelaria, para a realização “Festival Guimarães Entrepalcos”.

"A iniciativa programada para o próximo dia 23 de setembro apresenta um elevado grau de exigência programático, logístico e de produção que justificaram que a Câmara Municipal se lhe associasse na qualidade de parceiro e coorganizador", justifica a proposta, explicando que a parceria contempla "a realização de vários eventos, com diversas temáticas, espalhados na cidade, através de palcos de música, teatro, dança, comédia ou poesia, ao longo de um dia, proporcionando a vimaranenses, turistas e visitantes uma grande diversidade de experiências e procurando criar um evento e uma marca que fiquem registados para a memória colectiva de Guimarães, e que se repita todos os anos".

Na análise da proposta, Ricardo Araújo, do PSD, observou a importância de uma justificação adicional para a compreensão do alcance da iniciativa, destacando a sua relevância para a animação do espaço público. Porém, sustentou, "não percebo que uma iniciativa programada para a próxima semana venha à reunião uma semana antes", para que a divulgação do evento tenha outro alcance.

Quando o Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, reagia à intervenção, o Presidente da Cãmara interveio para defender a necessidade de um trabalho estruturante de médio e longo prazo para a animação do espaço público na cidade, na sua componente de "festa". "Mas, isto não é a noite branca?", questionou Domingos Bragança, ouvindo Paulo Lopes Silva a argumentar que esse evento era "bastante menos" do que aquilo que está projectado para o próximo dia 23. "Diversificamos, acrescentamos e qualificamos essa oferta cultural e por esta via poderá ficar muito bem substituída", comentou o vereador da cultura.
Salvaguardando que não conhece a programação prevista, o vereador social-democrata, Ricardo Araújo, considerou que "o sucesso nunca será o mesmo com o tempo de divulgação" de uma semana. "Este tipo de actividades no espaço público devem ser melhor comunicados e com mais antecedência para ter o impacto que se pretende", acrescentou.

O vereador Paulo Lopes Silva garantiu que será feito esse esforço de divulgação, lembrando que ao nível do programação o que estava a ser perspectivado para substituir a Noite Branca resultaria de um cruzamento entre esse evento e o Noc Noc. "Isso não foi possível. Começamos a trabalhar numa alternativa. Este ano, temos a certeza que do envolvimento dos diferentes artistas da Cidade que estão a colaborar para que o sucesso seja atingido, mas é preciso acompanhamento e progressão", indicou.

Orçada em 60 mil euros, no texto da proposta, a iniciativa aparece justificada "pelo interesse de que se reveste a realização do evento, pela dinâmica cultural, económica e promocional que suscita, constituindo-se como um foco de atracção e confluência de públicos muito diversos".

Marcações: Associação Vimaranense de Hotelaria, reunião de câmara, Festival Guimarães Entrepalcos

Imprimir Email