Vandalismo: carros aparecem com pneus furados na zona de Couros

As queixas já duram há vários meses e os lesados têm assumido os prejuízos, estando preocupados com a possibilidade de reincidência e com as limitações ao apuramento de responsabilidades. No coração da zona de Couros, no centro de Guimarães, os pneus de vários automóveis estacionados na via pública têm aparecido rasgados, com cortes aparentemente causados com a acção de uma arma branca.

Ouvido pelo Grupo Santiago, um dos lesados afirmou que a situação está a causar o desespero entre os moradores e frequentadores dos estabelecimentos existentes naquela zona da Cidade. "Os pneus dos carros aparecem furados durante a noite. São sempre os pneus do lado direito", afirmou, inconformado, "porque o problema é do conhecimento das autoridades, porque mas não apanham ninguém em flagrante delito e continua esta brincadeira que causa grandes prejuízos". "Na noite da Passagem de Ano foram atingidas cinco viaturas", continuou, reconhecendo que nem todos os lesados chegaram a formalizar a respectiva participação junto da PSP de Guimarães, embora os carros tenham aparecido com os pneus furados no Largo do Cidade e Largo do Trovador.

Confrontado com a questão, o Presidente da União de Freguesias da Oliveira, São Paio e São Sebastião confirmou o conhecimento de relatos e dos danos assumidos pelos moradores. "As autoridades têm conhecimento do assunto, mas não há flagrante delito. Só se forem colocadas câmaras de filmar, mas a videovigilância levanta sempre problemas", observou Rui Porfírio, lamentando a falta de meios para impedir a ocorrência destas situações "numa zona da Cidade que atrai cada vez mais pessoas a fruir dos estabelecimentos ali existentes" e onde está situada a Pousada da Juventude. O Autarca mostrou-se igualmente preocupado com situações de vandalismo praticadas em viaturas estacionadas no Parque das Hortas.

Já o Comando Distrital da PSP adiantou não existir identificado qualquer fenómeno localizado na Cidade relativo a danos causados em viaturas. Desde o início do ano, a PSP de Guimarães recebeu algumas participações, sendo uma delas referente a danos causados num automóvel quando se encontrava estacionado no Largo do Trovador, estando o(a) autor(a) por identificar.

Marcações: vandalismo

Imprimir Email