VÍDEO: Vandalismo preocupa responsáveis pela recuperação da Capela de Nossa Senhora da Conceição

Os vestígios do fogo já foram várias vezes apagados, num canto do alpendre da capela de Nossa Senhora da Conceição. O vandalismo praticado no exterior do templo está a preocupar quem tem lutado pelo restauro daquele tesouro do património de Guimarães.
"Trata-se de um monumento valioso, com bens artísticos do século XVIII. A intervenção de recuperação já exigiu um avultado investimento que já ronda os 400 mil euros e verifica-se que não tem sido respeitada", lamentou o Padre Leonel Cunha.

Os vestígios do fogo evidentes no exterior adensam os receios, porque a capela possui no seu interior bens artísticos facilmente inflamáveis. "É um património que pertence a todos, apesar de estar sob a tutela da paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Queremos que quem vier visitar a capela ou prestar a sua devoção sejam bem acolhidos", assinalou, explicando que o alpendre da capela "é o espaço que está mais exposto, porque não tem qualquer vedação e, durante a noite, serve de abrigo para grupos de pessoas que fazem aqui refeições, fazem fogueiras, deixando ficar o lixo".


"A nossa preocupação é o vandalismo causado no espaço, porque as fogueiras são um perigo. Já tivemos de solicitar o apoio da PSP que recomendou a melhoria do sistema de iluminação, o que já fizemos com o apoio da Junta de Freguesia de Azurém", salienta o responsável, consternado com a situação que coloca em causa o esmero e o zelo que têm sido dedicados à recuperação do monumento e zona envolvente.
O pároco de Nossa Senhora da Conceição realçou o investimento que tem sido feito "com o esforço dos paroquianos" e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. A componente arquitectónica do templo está salvaguardada, com a renovação dos telhados, das paredes, da torre sineira e da sacristia. Falta ainda recuperar a talha, os azulejos e o órgão de tubos para que lhe seja restituída a dignidade de tesouro artístico de Guimarães.

Marcações: Guimarães, Azurém, Capela de Nossa Senhora da Conceição, vandalismo, Padre Leonel

Imprimir Email