Greve da função pública com forte impacto nas escolas de Guimarães



A greve na função pública está a afectar o funcionamento de vários serviços da educação, saúde, finanças, segurança social e autarquias.

Em Guimarães, o maior impacto está a sentir-se no funcionamento das escolas.
No Agrupamento de Escolas Fernando Távora, as cinco escolas estão sem actividades lectivas. A EB 2, 3 que é a escola sede e as quatro EB1: Motelo, Caneiros, Penselo e Nossa Senhora da Conceição.
No Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Urgezes, a EB 2,3 Gil Vicente, a Escola Básica de Urgezes e a Escola Básica de Nespereira estarão encerradas durante todo o dia.
A Escola Básica de Polvoreira estará em funcionamento para o Pré-escolar até à hora de almoço (mas poderá encerrar da parte da tarde, pelo que as famílias deverão estar atentas).
A Escola Básica de Polvoreira está encerrada durante todo o dia para o primeiro ciclo.

A Escola EB 2, 3 João de Meira está sem aulas. Na EB1 de Oliveira do Castelo e São Roquem, durante a tarde, também não haverá aulas.
No Agrupamento de Pevidém. A EB 2, 3 está a funcionar, mas a greve suspendeu as atividades letivas em quatro escolas do 1º ciclo daquele agrupamento.
No Agrupamento D. Afonso Henriques, em Creixomil, está encerrada a escola sede e as EB1 de Mascotelos e Silvares.
No Agrupamento Agostinho da Silva, em Abação, as cinco escolas EB1 estão encerradas.

No Agrupamento das Caldas das Taipas, as actividades letivas estão a funcionar na EB 2,3. Nas cinco escolas EB 1, não há aulas: são elas a EB 1 do Pinheiral e Charneca, em Caldelas, a EB 1 de Longos, a EB 1 da igreja, em Sande São Martinho, e a EB 1 de Vieite, na freguesia de Sande São Clemente.
No Agrupamento Abel Salazar, em Ronfe, todos os estabelecimentos de ensino estão a funcionar.
O Agrupamento de Briteiros, eb 2, 3 esta a funcionar normalmente.
Já no Agrupamento de São Torcato, a repercussão da greve é reduzida, com a maioria das escolas a funcionar com normalidade. A Escola EB1 da Bela Vista é a única do agrupamento que está encerrada.
No Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda todas as escolas estão sem actividade lectiva.

No sector judicial, em Guimarães a greve originou o adiamento das maioria das diligências agendadas para esta sexta-feira.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Judiciais, apenas funcionaram os juízos criminal e família.

No que respeita à Câmara e de acordo com o Município, a greve dos trabalhadores municipais registou uma adesão de 26,11%, verificando-se que os níveis mais elevados de adesão correspondem ao grupo de pessoal não docente dos agrupamentos de escolas, que registaram 28,01%, ficando os restantes trabalhadores da autarquia com uma taxa de 24,04%.


Marcações: greve, função pública

Imprimir Email