Guimarães entre as 10 cidades com ligação à rede de alta velocidade

Guimarães é uma das 10 cidades do continente que integra a ligação à rede de alta velocidade, na proposta de plano ferroviário nacional, apresentado ontem pelo Governo.

No documento de trabalho, Guimarães surge sinalizada com a ligação ao Porto, através do actual traçado ferroviário, prevendo-se o tempo de viagem, sem paragens, até Lisboa de 2 horas e 15 minutos, quando actualmente é de 3 horas 45 minutos.

Os serviços de Alta Velocidade estão circunscritos ao eixo litoral entre Braga e Faro, sendo que apenas entre o Porto e Lisboa existe uma oferta contínua ao longo do dia, com comboios a cada hora nos períodos de ponta e a cada duas horas no resto do dia. A ligação a Braga conta com quatro comboios diários, Guimarães com um comboio por dia (ainda suspenso), e Faro com dois comboios por dia.

Foram apresentadas as linhas gerais do que poderá vir a ser o mapa ferroviário em Portugal num horizonte que vai até 2050, meta temporal que a Europa definiu para atingir a neutralidade carbónica.

O Plano Ferroviário Nacional será agora colocado em consulta pública. Este documento estratégico define uma visão de longo prazo para a ferrovia em Portugal, assente no objectivo de fazer chegar o comboio a todas as capitais de distritos e às localidades de maior dinâmica demográfica, económica e funcional.

A proposta será colocada em consulta pública e do resultado deste processo resultará a versão final que será aprovada em Conselho de Ministros e que ainda irá ao Parlamento.

Os detalhes agora divulgados não referem os valores de investimento.

O compromisso do Governo está no plano de infraestruturas aprovado até 2030 onde está inscrito e já em marcha o projecto de construção de uma nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto e depois a extensão até Vigo, com os troços Braga-Vigo e Porto-Aeroporto, um eixo onde se concentra 80% da população.

Marcações: consulta pública, rede de alta velocidade, Plano Ferroviário Nacional

Imprimir Email